Mundo

Primeiro magistrado abertamente não-binário do México é encontrado morto

Por CNN Brasil 14/11/2023 15h35
Primeiro magistrado abertamente não-binário do México é encontrado morto
Não-binário e ativista LGBT+, Baena chegou a fazer de tribunal eleitoral no México - Foto: Twitter

O primeiro magistrado abertamente não-binário do México e proeminente ativista LGBTQ+, Jesús Ociel Baena Saucedo, foi encontrado morto em casa no estado central de Aguascalientes, nessa segunda-feira (13).

Uma segunda pessoa, que foi identificada como parceiro de Baena, também foi encontrada morta na casa onde os dois residiam, de acordo com autoridades em Aguascalientes, a quase 500 quilômetros a noroeste da capital, Cidade do México.

A ministra da Segurança do México, Rosa Icela Rodríguez, disse que a causa da morte é até agora desconhecida, enquanto o procurador-geral, Jesús Figueroa, disse que não há evidências de crime no momento.

“A investigação vai ser feita”, disse Rodríguez durante a coletiva de imprensa diária do presidente Andrés Manuel López Obrador, também nessa segunda-feira (13).

A promotoria disse que as conclusões preliminares indicam que não foram encontrados vestígios de sangue fora da cena do crime, que não houve danos nos acessos à casa e que estão descartando a “presença de uma terceira pessoa” envolvida nas mortes. O escritório acrescentou que “um dos corpos sem vida encontrados estava segurando um instrumento de corte.”

Figueroa disse que o caso será investigado de uma perspectiva de gênero porque Baena foi identificada como uma pessoa não-binária, embora não haja menção de que as mortes estejam potencialmente ligadas a um crime de ódio.

Por pouco mais de um ano, Baena integrou o Tribunal Eleitoral de Aguascalientes.

Baena disse à CNN en Español em outubro do ano passado que não havia registro na América Latina de um magistrado não-binário.

“Quero enviar a mensagem de que a população LGBTQ+ pode acessar esses espaços, que há uma possibilidade, que temos pessoas com perfil suficiente que, com seus próprios méritos, possam acessar esses espaços onde as decisões são tomadas”, disse Baena na época.

Embora a América Latina tenha feito progressos impressionantes na igualdade de casamento ao longo das décadas, ativistas LGBTQ+ e minorias de gênero denunciam ataques violentos e discriminação de conservadores sociais e religiosos.

O casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado em todos os 32 estados do México depois que Tamaulipas se tornou o último estado que votou para autorizar as uniões em 2022.

A cidade mexicana de Guadalajara também co-organizou os “Gay Games” deste mês, ao lado de Hong Kong. Foi a primeira vez que ambos os continentes sediaram o evento esportivo inclusivo em meio à oposição de políticos conservadores.