Mundo

Príncipe Harry perde contestação legal para pagar proteção policial no Reino Unido

Por CNN Brasil 23/05/2023 16h00
Príncipe Harry perde contestação legal para pagar proteção policial no Reino Unido
Duque de Sussex perdeu o direito de receber segurança policial pessoal após deixar seu cargo na realeza - Foto: Reprodução

O príncipe Harry perdeu uma contestação legal que busca o direito de pagar por sua proteção policial enquanto estiver no Reino Unido, decidiu a Suprema Corte de Londres nesta terça-feira (23), em uma série de processos que o duque de Sussex está instaurando no país.

O desafio foi uma tentativa legal de manter a proteção policial do duque concedida à realeza e a figuras públicas depois que ele deixou o cargo de membro da realeza trabalhadora.

Harry, filho do rei Charles III, recebia toda a proteção policial geralmente dada às figuras da família real antes de decidir se afastar de seus deveres da realeza e se mudar para os Estados Unidos com a esposa Meghan em 2020.

Mas o Home Office – ministério britânico responsável pelo policiamento, imigração e segurança – decidiu em fevereiro daquele ano que Harry deixaria de receber segurança policial pessoal enquanto estivesse no Reino Unido, mesmo que ele próprio pagasse os custos.

Harry e Meghan contam com uma equipe de segurança privada desde que se mudaram para a Califórnia, onde moram com seus dois filhos pequenos.

Os advogados de Harry, no entanto, disseram que os arranjos de segurança privada não deram ao príncipe o nível de proteção que ele precisava enquanto visitava o Reino Unido.

Este caso legal é um dos vários processos em andamento que o príncipe Harry está realizando no Reino Unido.

Ele deve retornar a Londres no próximo mês para testemunhar em um julgamento separado sobre alegações de hacking de telefone contra o Mirror Newspaper Group (MNG), que começou em 10 de maio e deve durar sete semanas.