Mundo
Alagoana lidera caminhada no festival de espaços públicos em Toronto

Arquiteta e Urbanista alagoana Vivian Gomes liderou caminhada em bairro português neste sábado (6) na cidade de Toronto, Canadá, chamando atenção para a importância das varandas na vida em comunidade.
“A cultura das varandas na Pequena Portugal em Toronto remete à minha infância em Maceió-AL. Eu lembro da caminhada do Colégio Madalena Sofia até à casa dos meus avós na Íris Alagoense e a familiaridade com os vizinhos que ocupavam os espaços públicos entre a rua e suas casas.”
Durante a caminhada, a urbanista ressaltou o papel do desenho urbano na manutenção de elementos da arquitetura como as varandas que criam oportunidades de conexão entre pessoas, muito comuns nas comunidades portuguesas e latinas.
A caminhada pela Pequena Portugal em Toronto teve como objetivo refletir sobre a experiência do pedestre em relação aos espaços semi-públicos e às mudanças que o bairro vem sofrendo.
Ao relatar sobre sua experiência como imigrante brasileira e o sentimento de pertencimento que encontrou no bairro de imigrantes portugueses, a arquiteta ouviu dos participantes histórias semelhantes à sua e foi convidada para uma reunião com o Parlamento Municipal sobre o mesmo tema.
Vívian Gomes é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE, possui mestrado pela UFAL e também pela Universidade de Waterloo do Canadá. Atualmente integra o time de liderança de uma empresa de consultoria em planejamento urbanístico em Toronto.
Mais lidas
-
1Agreste
Tremores de terra crescem 200% em Arapiraca
-
2Ato unificado
Vítimas de afundamento realizam protesto nesta quarta
-
3Em alta na Netflix!
'DNA do Crime': o que é real e o que é ficção na série brasileira
-
4Bairros que afundam
Moradores farão protesto na próxima quarta-feira
-
5Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?