Mundo
Alagoana lidera caminhada no festival de espaços públicos em Toronto
Arquiteta e Urbanista alagoana Vivian Gomes liderou caminhada em bairro português neste sábado (6) na cidade de Toronto, Canadá, chamando atenção para a importância das varandas na vida em comunidade.
“A cultura das varandas na Pequena Portugal em Toronto remete à minha infância em Maceió-AL. Eu lembro da caminhada do Colégio Madalena Sofia até à casa dos meus avós na Íris Alagoense e a familiaridade com os vizinhos que ocupavam os espaços públicos entre a rua e suas casas.”
Durante a caminhada, a urbanista ressaltou o papel do desenho urbano na manutenção de elementos da arquitetura como as varandas que criam oportunidades de conexão entre pessoas, muito comuns nas comunidades portuguesas e latinas.
A caminhada pela Pequena Portugal em Toronto teve como objetivo refletir sobre a experiência do pedestre em relação aos espaços semi-públicos e às mudanças que o bairro vem sofrendo.
Ao relatar sobre sua experiência como imigrante brasileira e o sentimento de pertencimento que encontrou no bairro de imigrantes portugueses, a arquiteta ouviu dos participantes histórias semelhantes à sua e foi convidada para uma reunião com o Parlamento Municipal sobre o mesmo tema.
Vívian Gomes é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE, possui mestrado pela UFAL e também pela Universidade de Waterloo do Canadá. Atualmente integra o time de liderança de uma empresa de consultoria em planejamento urbanístico em Toronto.
Mais lidas
-
1Pagamento até outubro
Lista dos funcionários da educação nos precatórios do Fundef deve sair na próxima semana
-
2Reality Rural
Quem vai sair de A Fazenda 16: parcial indica eliminado na 2ª Roça
-
3True Crime
A Vítima Invisível: Onde está o ex-goleiro Bruno hoje em dia?
-
4Lembra dele?
Por onde anda Wentworth Miller, protagonista de Prison Break?
-
5Eleição 2024
Na véspera de receber Michelle Bolsonaro, candidata Fabiana Pessoa adoece em Arapiraca