Mundo

Mídia vaticana transmite para o mundo a Consagração da Rússia e da Ucrânia a Maria

O momento de oração será às 17hs na Basílica de São Pedro (horário de Roma), 13h no horário de Brasília, e será transmitido pela TV Canção Nova.

Por Canção Nova com Vatican News 25/03/2022 10h49 - Atualizado em 25/03/2022 11h01
Mídia vaticana transmite para o mundo a Consagração da Rússia e da Ucrânia a Maria
Rádio Vaticano - Foto: Vatican News

A Mídia Vaticana distribuirá às emissoras de todo o mundo o sinal de áudio vídeo da liturgia penitencial e o ato de consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, que será realizado nesta tarde, sexta-feira, 25 de março, na Basílica de São Pedro, a partir das 17h locais (horário de Roma), 13h no horário de Brasília, e será transmitido pela TV Canção Nova.

A liturgia penitencial e o ato de consagração fazem parte da iniciativa "24 horas para o Senhor" promovida em todo o mundo pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, e poderão ser seguidos nos canais vaticanos:

Vatican News (www.vaticannews.va) em streaming áudio vídeo em 10 idiomas (inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, português, chinês, árabe, russo, ucraniano)

Rádio Vaticano Webradio (https://www.vaticannews.va/pt/epg): inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, português, chinês, árabe, russo, ucraniano.

Rádio Vaticano em italiano: 105Fm e 103,8 Fm para a área de Roma, em rádio digital (DAB+) em toda a Itália

CONVITE

Ao mesmo tempo, o mesmo ato será realizado em Fátima, Portugal. O esmoleiro pontifício, Cardeal Konrad Krajewski, fará a consagração na Capelinha das Aparições. “O Papa Francisco convidou os bispos de todo o mundo e seus sacerdotes a se unirem a ele na oração pela paz e na consagração e entrega da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria”, confirmou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. O mesmo ato, no mesmo dia, será, portanto, realizado por todos os bispos do mundo.

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG) enfatizou a importância da iniciativa do Papa Francisco. Ele lembrou que a oração de consagração a Nossa Senhora é parte da identidade cristã-católica, um dom que inspira a buscar a paz.

“Nessa mesma perspectiva, sempre é oportuno rezar pela consagração da humanidade dos muitos países ao Imaculado Coração de Maria, para que, rezando juntos, conforme bem diz o Papa Francisco, o Povo de Deus faça, de modo unânime e veemente, subir a súplica à sua Mãe”, destaca Dom Walmor.

O arcebispo acredita que esta é uma responsabilidade que alegra e fortalece a missão de sempre trabalhar pela paz, testemunhando a fé em Jesus Cristo, o Príncipe da Paz. E é uma tarefa cristã ajudar a construir a unidade entre os povos. 

“Oferecemos um bonito testemunho quando reafirmamos a nossa comunhão, em obediência ao magistério de nosso amado Papa Francisco, na colegialidade bonita do nosso episcopado, na sinodalidade que precisa ser cada vez mais exercitada na nossa Igreja”. E conclui: “Rezemos pela paz! Permaneçamos unidos ao Papa Francisco na consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria”.