Mundo
Apesar de ameaça feita no Twitter, Donald Trump não tem ‘botão nuclear’
Caso decida ordenar um ataque nuclear, presidente dos EUA precisa transmitir códigos a militares do Pentágono
O presidente dos EUA, Donald Trump, se vangloriou por possuir um maior e mais poderoso “botão nuclear” do que o líder norte-coreano Kim Jong-un – mas Trump não tem realmente um botão físico.
O tuíte da noite de terça (2) foi uma resposta ao discurso de Ano Novo de Kim, no qual ele repetiu ferozes ameaças nucleares aos Estados Unidos. Kim disse que tem um “botão nuclear” na mesa de seu gabinete e alertou que “todo o território dos EUA está ao alcance de nosso ataque nuclear”.
Trump zombou da afirmação, escrevendo: ‘Alguém de seu regime abatido e sem alimentos pode avisá-lo que eu também tenho um botão nuclear, mas é um muito maior e mais poderoso que o dele. E o meu botão funciona!’.
https://twitter.com/realDonaldTrump/status/948355557022420992Mas, apesar de aumentar a tensão, Trump não possui um botão nuclear de verdade.
O processo de lançamento de um ataque nuclear pelos EUA é secreto e complexo e envolve o uso de uma chamada ‘bola de futebol’ nuclear que é carregada por um grupo rotativo de militares em todos os lugares onde o presidente vai e que é equipada com ferramentas de comunicação e planos de guerra.
Se o presidente decidisse ordenar um ataque, ele se identificaria aos militares no Pentágono com códigos que só ele possui. Esses códigos são gravados em um cartão conhecido como o “biscoito”, que é carregado pelo presidente o tempo todo. Só então ele transmitiria a ordem de lançamento ao Pentágono e ao Comando Estratégico, sem pressionar qualquer botão específico.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
4Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro
-
5MMA
Coliseu Extreme Fight promove edição especial no 'Rancho do Maia'




