Mundo
EI mantém sólido apoio na internet, mesmo com derrotas militares
Europol publicou suas conclusões após uma sessão de trabalho sobre a investigação e identificação dos conteúdos publicados pelos grupos jihadistas
O grupo Estado Islâmico (EI) conserva uma "sólida base de claros apoios" na internet, apesar das derrotas no militares na Síria e no Iraque, informou a Europol, a agência europeia de polícias.
"Os grupos jihadistas utilizam igualmente pequenas plataformas e fóruns para difundir propaganda terrorista", afirmou a Europol.
A relativa regressão da propaganda "oficial" do EI no último mês abriu mais espaço para o conteúdo gerado pelos usuários pró-EI, segundo um comunicado da agência com sede em Haia.
"Isto mostra que o EI conserva sua sólida base de claros apoios no entorno virtual da internet", completa.
A Europol publicou as conclusões após uma sessão de trabalho de dois dias com especialistas da Bósnia-Herzegovina, República Tcheca, Estônia e Hungria sobre a investigação e identificação dos conteúdos publicados on-line pelos grupos jihadistas.
"As organizações jihadistas e seus partidários continuam abusando de diversas plataformas para expandir sua propaganda", completa a Europol, embora tenham sido obrigadas a "passar para plataformas menores".
A Grã-Bretanha já anunciou um plano para reprimir o conteúdo extremista na internet após os recentes atentados de Londres e Manchester. A primeira-ministra Theresa May deseja o desenvolvimento de instrumentos para identificar e retirar automaticamente os conteúdos "perigosos".
O "califado" autoproclamado do EI está muito debilitado pela série de reveses nos campos de batalha no Iraque e na Síria.
Mais lidas
-
1Nesta sexta
Manifestação em SP pede fim da escala 6x1 e ações contra o feminicídio
-
2Agreste
Criança de 2 anos sofre choque elétrico ao retirar carregador da tomada e morre em Palmeira
-
3Nesta sexta
Cirurgia no ombro de Bolsonaro ocorreu sem intercorrências, diz equipe
-
4Perigo
Alagoas tem alerta de chuvas intensas e ventos fortes nesta sexta
-
5Arapiraca
Mais um ataque misterioso a animal no interior de Alagoas



