Mundo
Estado Islâmico planejava atentado contra a Eurocopa de 2016
No entanto, os terroristas desistiram por causa da detenção em Bruxelas
Membros do comando do Estado Islâmico (EI) envolvidos nos atentados jihadistas de Paris em novembro de 2015 e nos de Bruxelas de março de 2016 planejavam um atentado contra a Eurocopa de futebol, ocorrida em junho e julho do ano passado na França. Eles pretendiam usar um carro ou um caminhão cheio de explosivos. As informações são da Agência EFE.
Isso é o que contou ao juiz instrutor um dos membros desse comando, Mohamed Abrini, detido na capital belga em abril de 2016, conforme revelou hoje (25) o canal de televisão France Inter.
Abrini, também conhecido como “o homem da cartola” – porque assim foi gravado pelas câmaras do aeroporto de Bruxelas no dia dos atentados nessa cidade, em 22 de março de 2016 –, disse ao juiz que “tinha ouvido que era o projeto da Eurocopa. Um carro ou um caminhão cheio de explosivos”.
No entanto, os terroristas desistiram por causa da detenção em Bruxelas, no começo do mesmo mês (março de 2016), de outro dos integrantes da célula, Salah Abdeslam, que esteva envolvido ativamente nos ataques de Paris. Essa detenção os levou a agir na capital belga alguns dias depois.
Abrini assegurou ao juiz que ele era “contra os atentados” e que recebiam pressões do EI: “Eles nos diziam que fôssemos até o final, que não tínhamos que nos render”.
O método do carro-bomba (ou do caminhão-bomba) é um dos preferidos pela organização terrorista na Síria e no Iraque, e a Europol, em relatório de dezembro de 2016, advertia que o grupo poderia tentar utilizá-lo também na Europa.
Mais lidas
-
1Germânia Wênia
Professora morre em acidente na BR-316 em Palmeira dos Índios
-
2Manhã de sábado
Homem é preso por homicídio com golpe de faca no Jacintinho
-
3Candidato
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
-
4Vem por aí!
Conheça a nova novela das nove da TV Globo ‘Quem Ama Cuida’
-
5Decisão
TRE/AL determina retotalização dos votos das eleições de 2022 para deputado federal



