Mundo
Traficante que disputava liderança do cartel fundado por El Chapo é preso
"El Licenciado" chegou a liderar o cartel de Sinaloa após ajudar fundador a fugir de prisão em 2001
Um traficante que disputava a liderança do poderoso cartel mexicano de Sinaloa após a captura de seu fundador, Joaquín "El Chapo" Guzmán, foi preso, informou nesta terça-feira (2) o Ministério Público do México.
Trata-se de Dámaso López, conhecido como "El Licenciado", que segundo o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos chegou a ser uma das lideranças do cartel de Sinaloa (noroeste) depois de ajudar "El Chapo" a realizar sua primeira fuga de uma prisão de segurança máxima em 2001.
A Procuradoria Geral do México divulgou a captura em sua conta no Twitter:
Presunto integrante de la delincuencia organizada fue detenido esta mañana por @SEDENAmx y @PGR_AIC. pic.twitter.com/XYhlYp7d6A
— PGR México (@PGR_mx) 2 de maio de 2017Sua detenção foi realizada por membros do Exército e da Agência de Investigação Criminal, segundo um tuíte do Ministério Público, que anunciou uma coletiva de imprensa para mais tarde.
Depois de permanecer foragido por 13 anos, Guzmán, de 59 anos, foi detido novamente no início de 2014, embora tenha conseguido fugir pela segunda vez em meados de 2015.
As autoridades o recapturaram em janeiro de 2016 e o extraditaram um ano depois aos Estados Unidos, onde enfrenta um longo julgamento em Nova York.
Desde então, a disputa pela liderança do cartel se intensificou, gerando uma onda de violência em Sinaloa e no próximo Baixa Califórnia Sul.
Mais lidas
-
1Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h
-
2História real!
'A Vizinha Perfeita': Como está hoje a assassina Susan Lorincz
-
3'Tremembé'
Quando série sobre o 'presídio dos famosos' estreia no Prime Video?
-
4Fenômeno global
Boots dobra audiência na Netflix após ser chamada de 'lixo' pelo governo dos Estados Unidos
-
5Aposta do Brasil no Oscar 2026
Premiado, ‘O Agente Secreto’ é aprovado com nota máxima de crítica especializada




