Mundo
Combates no sudoeste do Iêmen forçam fuga de aproximadamente 45 mil civis
Governo faz ofensiva para retirar rebeldes xiitas huthis da região
Cerca de 45.000 civis fugiram dos combates na região de Mokha, sudoeste do Iêmen, e correm o risco de ter de voltar a fugir devido às batalhas que causam estragos no litoral do Mar Vermelho, segundo a ONU.
"Cifras recolhidas pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) mostram que cerca de 45.000 pessoas fugiram nas últimas semanas de Mokha e de Dhubab", outra cidade litorânea, segundo a porta-voz da Acnur para o Iêmen, Shabia Mantoo.
As forças governamentais iemenitas, apoiadas pela Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, lançaram no início de janeiro uma grande ofensiva para tirar dos rebeldes xiitas huthis, acusador de contar com o apoio do Irã, todas as zonas costeiras do oeste do Iêmen.
Mokha, importante porto no Mar Vermelho, foi retomado no início de fevereiro pelas forças pró-governamentais, que expulsaram os huthis em violentos combates, deixando centenas de mortos nos dois lados.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro



