Mundo
Morte em massa de baleias choca a Nova Zelândia
Dezenas de pessoas trabalham para tentar salvar os animais que ainda estão vivos

Pelo menos 300 baleias-piloto morreram nesta sexta-feira na costa da Nova Zelândia após terem encalhado na remota Baía Dourada na Ilha do Sul.
O Ministério da Conservação estima que, ao todo, cerca de 410 baleias encalharam na noite de quinta-feira em uma área arenosa conhecida como Farewell Spit.
Dezenas de salva-vidas e voluntários estão trabalhando contra o relógio para manter as baleias sobreviventes vivas até que a maré alta se forme novamente e retire os animais dessa situação.
A baleia-piloto é caracterizada por sua cabeça abobadada, sem bico definido, e pelo corpo robusto que pode crescer entre seis e sete metros de comprimento.
As razões que levaram as baleias a encalharem ainda são desconhecidas, embora a Baía Dourada, que tem águas rasas, seja conhecida por esses tipos de incidentes.
Em fevereiro de 2015, uma operação para salvar 200 baleias-piloto que encalharam também ocorreu na mesma área.
As razões que levam baleias e outros cetáceos a encalharem são um dos maiores mistérios da biologia marinha que os cientistas há anos tentam solucionar.
Vários fatores podem estar envolvidos — doenças, ferimentos, o uso de sonares poderosos por embarcações militares e de pesca industrial e até mesmo a influência gravitacional da Lua são alguns deles. Agora, cientistas da agência espacial americana, Nasa, estudam mais uma razão possível, o efeito de tempestades solares.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
3Novo Lino
Caso Ana Beatriz: sequestro de bebê de apenas 15 dias pode ter sido ''premeditado''
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Nota
Veja o funcionamento dos Correios nos feriados de abril