Mundo
Putin anuncia cessar-fogo entre regime sírio e os rebeldes armados
País vive conflito violento desde 2011. Rússia é aliada do regime do ditador da Síria, Bashar al-Assad

O Presidente russo Vladimir Putin anunciou, nesta quinta-feira (29), um acordo de cessar-fogo entre o regime sírio e a oposição armada na Síria, país que vive um violento conflito desde 2011.
"Foram assinados três documentos: o primeiro é entre o governo sírio e a oposição armada sobre o cessar-fogo para todo o território sírio", declarou Putin, acrescentando que um outro documento se refere a negociações de paz. Ele anunciou também que a Rússia reduzirá sua presença militar na Síria, mas continuará lutando contra o terrorismo.
O exército sírio confirmou o acordo e anunciou que o cessar-fogo deve começar à 0h desta sexta-feira (30). O cessar-fogo exclui os jihadistas do Estado Islâmico e do grupo conhecido anteriormente como Frente Al-Nusra, ramificação síria da Al-Qaeda, segundo o comunicado divulgado pelo exército sírio.
Um representante de um grupo rebelde também confirmou que os rebeldes concordaram com o cessar-fogo.
Em um comunicado divulgado nesta quinta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia afirmou que Rússia e Turquia agirão como guardiões do cesar-fogo nacional estabelecido na Síria. "Com esse acordo, as partes concordaram em cessar todo os ataques armados, incluindo aéreos, e prometeram não expandir as áreas de controle sobre a outra parte", diz o documento.
A Turquia alertou ainda sobre a importância do apoio dos países próximos às duas partes: o regime sírio e os rebeldes.
Mais lidas
-
1Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
2Centro comercial
Buarque de Macedo, coração de Maceió: do apogeu à decadência
-
3Homenagem
Maceió celebra feriado municipal de Nossa Senhora dos Prazeres nesta quarta-feira (27)
-
4Homicídio
Homem é executado a tiros dentro de caminhonete na Serraria
-
5É hoje!
'Vale Tudo': veja quem é quem na nova novela da TV Globo