Mundo
Presidente da Argentina divide Ministério da Fazenda e Finanças em dois
Fazenda será comandada pelo economista Nicolás Dujovne

"O presidente Macri fez uma mudança na equipe de governo. Pediu a renúncia do ministro Prat-Gay e dividiu o ministério em dois", disse o chefe de gabinete da presidência, Marcos Peña.
Luis Caputo, até então secretário da pasta, assumirá o Ministério das Finanças. Já a Fazenda será comandada pelo economista Nicolás Dujovne.
A normalização do mercado cambial, assim como o acordo firmado com grandes fundos de investimento que permitiu o país sair da moratória no qual estava desde a grave crise que sofreu em 2001, são dois dos principais êxitos da gestão Prat-Gay no primeiro ano do governo de Macri. No entanto, o país não saiu da recessão.
"Queremos reforçar e agradecer enormemente o trabalho de Prat-Gay, que assumiu um ministério muito desafiante em um ano muito desafiante pela transição econômica", ressaltou o chefe de gabinete.
"Ele conseguiu grandes coisas, como a estabilização cambial, a normalização de nossas relações financeiras internacionais a partir da saída da moratória. A possibilidade de melhorar a situação de lucro e agora o ajuste fiscal", destacou Peña.
Além disso, o chefe de gabinete acrescentou que Prat-Gay está indo a Villa La Angostura, na província de Neuquén, no sul do país, onde o presidente está de férias, para almoçar com ele.
"Devido às diferenças que sobre o projeto de funcionamento da equipe, achávamos que era melhor fazer uma mudança", explicou.
A notícia ocorreu pouco depois de a Câmara dos Deputados terem bloqueado uma importante reforma sobre os impostos sobre os salários. O projeto acabou aprovado com diversas mudanças, após intensos debates entre o governo e as centrais sindicais.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
3Novo Lino
Caso Ana Beatriz: sequestro de bebê de apenas 15 dias pode ter sido ''premeditado''
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Nota
Veja o funcionamento dos Correios nos feriados de abril