Mundo
Após cinco anos de cativeiro, piratas somalis libertam 26 reféns
Tripulação asiática foi capturada em ataque ao navio pesqueiro Naham 3

Piratas somalis libertaram 26 reféns asiáticos, mantidos em seu poder há cinco anos, desde que seu navio pesqueiro foi atacado - anunciaram negociadores neste sábado (22).
"Temos o prazer de anunciar a libertação da tripulação do 'Naham 3' cedo esta manhã. Eles estão, agora, em segurança nas mãos das autoridades de Galmudug e serão repatriados a bordo de um voo humanitário da ONU e, em seguida, enviados para seus respectivos países", declarou o coordenador dos Parceiros de Apoio a Reféns, John Steed, que negociou sua libertação.
A tripulação do "Naham 3" foi capturada em março de 2012, na costa das ilhas Seychelles. Foi o segundo sequestro mais longo já realizado por piratas somalis.
Inicialmente, 29 pessoas foram feitas reféns. Uma delas morreu durante o ataque, e "duas sucumbiram a doenças" no cativeiro, relata o comunicado divulgado pela ONG Oceanos sem Pirataria.
Todos esses anos, os sequestrados permaneceram em terra firme na Somália. A tripulação é composta de membros de Camboja, China, Indonésia, Filipinas, Taiwan e Vietnã.
Mais lidas
-
1Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
2Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos
-
3Barro Duro
Enfermeira morta em Maceió sofria agressões desde o início do relacionamento, afirma primo
-
4Em Piranhas
Ex-secretário de Saúde de Senador Rui Palmeira e seu filho de 1 ano morrem em acidente na AL-220
-
5Rodrigo Cunha
Vice-prefeito participa da Caminhada do Amor 2025, no Corredor Vera Arruda