Interior
Alagoas solicitou 5.629 certidões durante a campanha Registre-se
Ação do CNJ contou ainda com a emissão de 717 Carteiras de Identidade Nacional (CINs); pessoas privadas de liberdade também foram beneficiadas com documentos civis
A 4ª Semana Nacional do Registro Civil - Registre-se!, em Alagoas, realizada de 13 a 17 de abril, apresentou um aumento significativo nas solicitações de certidões de nascimento e casamento. Segundo dados do Operador Nacional do Registro Civil no Brasil (ONR), foram solicitadas 5.629 certidões (4.775 de nascimento e 854 de casamento), o que representa um aumento de 83,45% em comparação à 3ª edição, realizada no ano passado, quando foram registradas 3.069 solicitações.
A iniciativa contemplou a população de Maceió, com ações realizadas no bairro Jacintinho, no Núcleo Ressocializador da Capital e na Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), além do município de Atalaia.
Um dos grandes diferenciais da ação foi a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pelos cartórios extrajudiciais participantes, um documento essencial e amplamente demandado pela população em Alagoas.
Apenas durante a Semana, foram emitidas 717 carteiras, evidenciando o alcance da iniciativa. Entre os beneficiados está a paulista Mileide de Jesus Silva, que reside em Maceió há quase cinco anos e aproveitou a oportunidade para regularizar sua documentação.
“Eu não tirei antes por falta de oportunidade e dinheiro. Meus documentos eram muito antigos, principalmente a certidão de nascimento, e isso também exige a renovação do RG. Hoje moro aqui e faço tudo por aqui, inclusive voto, então preferi aproveitar para atualizar todos os documentos”, disse.
Durante as atividades, foram disponibilizados serviços de emissão de documentos civis, como certidões de nascimento e casamento, Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF, título de eleitor e documento de reservista, bem como atendimentos nas áreas social e de saúde.
No sistema prisional, 170 reeducandos foram beneficiados com a emissão de documentação civil básica nos dias 14, 15 e 16 de abril. Adolescentes atendidos pela Sumese também receberam documentos como certidão de nascimento, CPF, certificado de reservista e Carteira de Trabalho, além de terem acesso a todos os serviços disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).Coordenação e parceriasEm Alagoas, a campanha Registre-se! foi coordenada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, e pela juíza auxiliar Laila Kerckhoff. Pela Corregedoria, também participaram das ações as servidoras Juliana Cerqueira, Marcella Maranhão, Samyane Peixoto e o servidor Caio Aguiar.
As ações contaram com a parceria do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), das Prefeituras de Maceió e Atalaia, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL), das secretarias de Assistência Social e de Saúde dos municípios correspondentes, além do Instituto de Identificação e da Receita Federal.
Também fizeram parte a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Alagoas, o Exército Brasileiro, a Casa de Direitos, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério Público de Alagoas.
Mais lidas
-
1Candidatura
Engenheiro Geison Alves lança candidatura para presidência do Crea/AL e Rosa Tenório declara apoio a sucessão
-
2R$ 80 milhões
Empresário é acusado de golpe milionário em Arapiraca
-
3Diagnóstico
Cuidado integrado do autismo infantil impulsiona desenvolvimento e melhora qualidade de vida da família
-
4Unchosen
Série Sem Salvação estreia na Netflix com trama tensa sobre abuso e manipulação religiosa
-
5Grave acidente de moto
Internado há 2 meses, Marquito tem estado de saúde atualizado



