Interior
Mutirão de Documentação chega a Senador Rui Palmeira na próxima semana
O Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural chegará ao município de Senador Rui Palmeira, no Sertão de Alagoas, na próxima semana. Entre os dias 30 de março e 1º de abril, uma força-tarefa composta por órgãos municipais, estaduais e federais oferecerá serviços gratuitos às mulheres do campo e seus familiares.
Os atendimentos ocorrerão das 8h às 17h, na Quadra Poliesportiva Adriano Siqueira Nunes, localizada na Cohab Nova (próximo à Creche Leonora).
A iniciativa é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com apoio do Incra, do Instituto Federal do Piauí e do Projeto Dom Hélder Câmara. O mutirão busca facilitar o acesso a documentos fundamentais para que as agricultoras possam ser beneficiadas por políticas públicas.
Entre os principais serviços oferecidos estão: emissão da carteira de identidade e carteira de trabalho digital; Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e Cadastro Ambiental Rural (CAR); atualização do CadÚnico, inscrições no Bolsa Família e Cadastro Cria, atendimento do INSS, carteira para pessoas com deficiência, idosos e autistas, e cadastramento no sindicato rural da região.
O evento contará ainda com atendimento de saúde, com testes rápidos, vacinação e aferição de pressão, matrícula na rede de ensino, e rodas de conversa promovidas pelas secretarias estaduais da Mulher e dos Direitos Humanos. Para facilitar a participação das famílias, haverá um espaço dedicado ao acolhimento de crianças.
Para o superintendente do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho, a chegada do mutirão ao Sertão reforça o compromisso de levar as políticas públicas até quem mais precisa.
"Nosso objetivo é encurtar distâncias. Muitas trabalhadoras rurais enfrentam dificuldades logísticas para acessar serviços básicos. Ao reunir esses órgãos em Senador Rui Palmeira, garantimos que documentos essenciais para o acesso a créditos e benefícios cheguem de forma direta e gratuita àquelas que movem a nossa agricultura", destaca Coutinho.
Mais lidas
-
1Cinema
Dia D explicado: Qual é a mensagem dos alienígenas no final do filme de Spielberg?
-
2calendário
Copa 2026 posiciona três jogos do Brasil no horário nobre e garante agenda privilegiada ao torcedor
-
3Litoral de Alagoas
Turista denuncia agressão contra filho de 6 anos em resort de Alagoas e caso é investigado
-
4Fim do mistério!
As Cores do Mal: Preto final explicado: Piotrus está vivo?
-
5La Venganza Final
Rosário Tijeras vai enfrentar a própria filha? 5ª temporada chega à Netflix com guerra familiar




