Interior

Motorista pode ter perdido controle do ônibus que matou 16 romeiros no Sertão de AL

17 ônibus partiram do município com destino a Juazeiro do Norte, no Ceará, transportando mais de 800 fiéis

Por Tribuna Hoje 03/02/2026 12h30 - Atualizado em 03/02/2026 19h42
Motorista pode ter perdido controle do ônibus que matou 16 romeiros no Sertão de AL
Uma criança de 9 anos foi entubada no local e transportada pela aeronave aeromédico para o HGE, em Maceió - Foto: CBMAL

O motorista que transportava romeiros de Coité do Nóia, interior de Alagoas, para o Juazeiro do Norte, no Ceará, pode ter perdido controle do ônibus, que matou 16 romeiros na rodovia AL-220, no povoado Caboclo, em São José da Tapera, no Sertão do estado, na manhã desta terça-feira (3). Ainda não foi confirmado se ele está entre os mortos. 

Segundo o prefeito de Coité do Nóia, Bueno Higino, 17 ônibus saíram do município com destino a Juazeiro do Norte, no Ceará, transportando entre 800 e 900 fiéis. No momento do acidente, o grupo já estava em deslocamento de retorno.

O prefeito informou que, com base em relatos recebidos, não há indícios iniciais de falha mecânica. A principal hipótese considerada é a perda de controle do veículo pelo motorista ao passar pela curva. 

Em coletiva à imprensa, o Corpo de Bombeiros e o Serviço Móvel de Urgência (Samu) explicaram a dinâmica do socorro às vítimas que durou cerca de 2 horas. A ocorrência foi registrada por volta das 6h20.

Entre as vítimas fatais estão cinco homens, sete mulheres e três crianças
. Os feridos foram socorridos por equipes de emergência e encaminhados para unidades de saúde da região.

Ainda não há confirmação se os ocupantes utilizavam cinto de segurança ou se havia superlotação. A definição das circunstâncias dependerá da conclusão da perícia técnica.

Dinâmica do acidente

O acidente aconteceu em um trecho conhecido como Curva do S, local apontado por motoristas como de risco e que possui registro de ocorrências semelhantes. De acordo com informações preliminares, o ônibus teria seguido em linha reta ao se aproximar da curva, capotado e lançado algumas pessoas para fora do veículo. Uma vítima foi encontrada sob o ônibus e morreu no local.

O resgate das vítimas durou cerca de duas horas. Uma criança de 9 anos foi entubada no local e transportada pela aeronave aeromédico para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, após sofrer traumatismo cranioencefálico.

O ônibus foi desvirado para permitir uma varredura completa, quando um corpo foi localizado sob o veículo. O Instituto de Criminalística de Arapiraca enviou duas equipes para realizar a perícia no local, e a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as causas do acidente.

Em razão do ocorrido, o governador Paulo Dantas decretou luto oficial de três dias e informou que acompanha as ações das equipes envolvidas.