Interior

Taquarana: instituto abre inscrições para formar orquestra só de mulheres

Casa das Marias realiza importante trabalho social no município

Por Davi Salsa com assessoria 15/12/2025 10h57
Taquarana: instituto abre inscrições para formar orquestra só de mulheres
Jornalista Cléa Paixão é a presidente do instituto - Foto: Assessoria




As meninas e adolescentes que sonham em cantar ou tocar um instrumento têm a chance de brilhar no cenário artístico e musical.

Uma iniciativa do Instituto Maria Edite da Silva, a Casa das Marias, no município de Taquarana, no Agreste de Alagoas, tem a música como ferramenta de transformação social e exercício da cidadania para jovens mulheres com idade entre 10 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social, rurais e quilombolas da região.

O projeto Música Mariar integra aulas de canto e instrumentos clássicos de cordas, sopro e percussão e deve formar a primeira orquestra exclusivamente feminina do estado de Alagoas, no
final de 2026.

As inscrições para as 48 vagas estarão abertas de 15 de dezembro de 2025 a 15 de janeiro de 2026.

As interessadas deverão procurar a sede do Instituto, na Avenida Santa Cruz, no centro da cidade, no horário comercial.

O curso de música e formação de orquestra terá duração de 12 meses e será oferecido totalmente gratuito, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura, do Governo Federal.

A iniciativa já conta com apoio das secretarias municipais de Educação e de Cultura de Taquarana, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Equatorial Energia/Grupo Equatorial.

Segundo a presidente do Instituto, Cléa Paixão, os recursos captados garantem apenas seis meses de curso. Ela acredita que, o projeto começar, em janeiro do próximo ano, outras
empresas devem se juntar à iniciativa.

“Precisamos que as empresas, especialmente de Alagoas, estejam sensíveis à importância do projeto Música Mariar, que é educacional, social e cultural para que possamos executá-los na totalidade. Estamos aptos a receber recursos pela lei de incentivo federal e de outras formas. Basta nos procurar para conversar.” afirma.

As interessadas em se inscrever no projeto devem ir à sede do instituto, acompanhadas do responsável legal, e levar declaração escolar, identidade, CPF e comprovante de residência. Os
responsáveis devem levar seus documentos de identificação.