Interior
Símbolo do Circuito de Cinema, Canoa de Tolda chega a Penedo para restauração coordenada pela Ufal
Luzitânia é último exemplar deste tipo de embarcação típica do Baixo São Francisco
O Circuito Penedo de Cinema é um grande amuleto da sorte para a cidade e todo o Baixo São Francisco. Durante seus 15 anos de existência, os dois cinemas de rua foram reabertos ao público, depois de décadas fechados, entre outras conquistas. E, nesta sexta-feira (14), a Canoa de Tolda Luzitânia chegou a Penedo, transportada em cima de uma carreta, para ser totalmente restaurada. A embarcação também é homenageada no troféu do Circuito Penedo de Cinema, oferecido aos ganhadores das três mostras competitivas.
O projeto de restauro envolve a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Unidade Penedo; o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); a ONG Canoa de Tolda; e a Prefeitura de Penedo. Igor da Mata, professor da Ufal, será o coordenador do projeto de implementação do Estaleiro Modelo para a obra de reparos da Canoa de Tolda Luzitânia.
“É realmente um dia emblemático para a preservação do Patrimônio Nacional. Temos a satisfação de anunciar à sociedade a chegada da Canoa de Tolda Luzitânia, a primeira embarcação tombada como Patrimônio do Brasil. Vamos acomodá-la neste estaleiro que reformamos e que esperamos que permaneça na Ufal como instrumento de preservação do patrimônio naval tradicional. A iniciativa de restauro conta com apoio da Prefeitura de Penedo e da ONG Canoa de Tolda, e será financiada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Toda a restauração será coordenada pela Unidade de Ensino da Ufal Penedo”, explicou.
Ele acrescentou: “Espero que consigamos apoio para mantê-la em Penedo como um passo inicial para o estabelecimento de um museu do rio. A Luzitânia é um equipamento muito importante para o turismo, para a preservação da cultura do Baixo São Francisco e do Brasil”.
Homenagem
A Canoa de Tolda é retratada no troféu que premia os vencedores das três mostras competitivas do Circuito Penedo de Cinema desde sua primeira edição, em 2011. Agora, em 2025, após 15 anos, o troféu foi reestilizado pelas mãos do artista Fred Corrêa. O coordenador-geral do Circuito, Sérgio Onofre, falou sobre essa coincidência durante a semana de realização do festival.
“A chegada da canoa, coincidindo com o Circuito, também é simbólica porque marcou os antigos festivais de Penedo, dando nome ao troféu entregue aos vencedores do Festival de Cinema Brasileiro. E, quando retomamos isso, estamos justamente recuperando essa referência. Evidentemente, não com o mesmo troféu, porque o da época era artesanal, uma réplica em madeira da canoa. Estilizamos esse conceito e criamos um troféu em aço inox. Tudo o que está acontecendo se conecta à chegada da canoa, que é muito mais do que um símbolo do festival, é um símbolo de toda a região do São Francisco. Marca a cultura local e traz todas essas referências do rio”, pontua Onofre.
O que é a Canoa de Tolda
Este exemplar é o último de sua categoria em toda a região do Baixo São Francisco e representa o apogeu econômico de uma época, além de carregar grande simbolismo para os povos tradicionais e beiradeiros. A Canoa de Tolda é típica do Baixo São Francisco, cada trecho do rio possui seu próprio modelo de embarcação destinado à navegação e ao transporte de cargas e passageiros.
“A Canoa de Tolda era uma embarcação geralmente grande e característica do Baixo São Francisco. Era usada para transporte de cargas e também de passageiros. Tinha uma vela retangular, semelhante a um trapézio, e, na proa, um convés curvo e amplo, onde a tripulação descansava. No Rio São Francisco, foi durante muito tempo o principal meio de transporte para o Sertão, levando e trazendo mercadorias, como arroz, gado, cabras, produtos da agricultura e outros itens rio acima e rio abaixo. O que posso dizer é que todos estamos felizes pela sua restauração, que é carregada de boas memórias e muito simbolismo. Parabéns aos envolvidos”, comemorou o historiador penedense Jorge Luiz, que também já foi pescador, é filho de pescador e do construtor naval Mestre Lú.
Sobre o Circuito
A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema acontece entre os dias 10 e 16 de novembro. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Conta ainda com o patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae e do IMA. E apoio da Mistika, DOT, Fórum dos Festivais, Cardume, Fredyart, Super Connect e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook: @circuitopenedo
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
4Anúncio
Estado deve lançar maior concurso público da história de Alagoas nesta terça-feira (28)
-
5Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h




