Interior

Alexandre Barillari abre programação de oficinas do Circuito Penedo de Cinema

Verona do São Francisco vai virar curta-metragem gravada no Centro Histórico

Por Assessoria 10/11/2025 14h13
Alexandre Barillari abre programação de oficinas do Circuito Penedo de Cinema
Alexandre Barillari - Foto: Assessoria

A tragédia mais famosa de Shakespeare vai virar um curta-metragem gravado no Centro Histórico de Penedo e exibido durante a programação do Circuito Penedo de Cinema. A oficina ‘Verona do São Francisco – Romeu e Julieta’ abriu as atividades nesta segunda-feira (10), sob a condução do ator e diretor Alexandre Barillari.

A proposta é reviver Verona, na Itália, através dos prédios históricos de Penedo, como a Casa de Aposentadoria, o Complexo Conventual Santa Maria dos Anjos e a estética multicolorida dos casarões e seus telhados. Penedo será o cenário para as famílias Montéquio e Capuleto, que ganharão vida pelos 15 participantes inscritos na oficina, realizada no Teatro Sete de Setembro.

“Resolvi voltar a Penedo agora para uma grande insanidade. Ao longo desses três dias, vamos montar um curta-metragem da maior história de amor de todos os tempos. Todos os meninos e meninas serão Capuletos, Montéquios, Romeus ou Julietas. Vamos utilizar, obviamente, essas varandas centenárias da cidade”, explicou.

Além de ator e diretor, Barillari é um profundo conhecedor de obras shakespearianas. “Essa é uma frase de Hamlet, não de Julieta nem de Romeu: ‘As ideias são tão avessas aos fatos que os planos parecem quase sempre irrealizados’. Isso acontece porque somos tomados pelo temor de não alcançar o resultado dessa loucura. Mas tenho certeza de que todo o espírito da cidade, o entusiasmo dos jovens e o vigor desses novos Romeus e Julietas vão resultar em uma bela trilha e numa montagem única do curta-metragem que intitulamos ‘A Verona do São Francisco’. Então, aguardem”, destacou Alexandre Barilari.

Sobre o Circuito

A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema acontece entre os dias 10 e 16 de novembro. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Conta ainda com o patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae e do IMA. E apoio da Mistika, DOT, Cardume, Super Connect e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook: @circuitopenedo.