Interior
Neto que trabalha na MVV encontra com avô durante o evento Portas Abertas com as Comunidades
Mineradora implementou um programa de visitas mensal trazendo moradores para empresa

No último dia 8, houve mais uma edição do Programa de Visitas Portas Abertas com as Comunidades, promovido pela Mineração Vale Verde (MVV), contando com moradores(as) do Umbuzeiro, Torrões e Lagoa da Areia, de Craíbas.
A ação é de estreitamento dos laços da empresa com as comunidades vizinhas ao empreendimento, para mostrar de forma transparente os processos que ocorrem dentro da Mina Serrote.
Desse modo, as pessoas que se inscreveram para a visita institucional puderam conferir de perto a Barragem Serrote, a Planta Industrial e a Mina, além dos prédios administrativos. A intenção é que o Programa de Visitas ocorra mensalmente.
Uma dessas pessoas foi o motorista aposentado Elysson Oliveira, que morava na comunidade Laje, onde hoje é a mina em que o cobre é extraído.
“É a 1ª vez que volto aqui desde que saí. Hoje moro no Umbuzeiro. Meu irmão e eu morávamos bem aqui. Meu irmão, Elyvelton, entrou recentemente como terceirizado na MVV, através da R&D, como motorista. Voltar aqui é muita emoção! Ver como a mina está hoje, com segurança e dando empregos para as pessoas da região como meu irmão”, diz o morador.
LAÇOS DE FAMÍLIA
O momento foi também um encontro de gerações. O agricultor aposentado Sebastião Antônio de Oliveira Silva participou de todo o trajeto e diz ter adorado conhecer a estrutura por dentro da MVV, o que o tranquilizou.
Ao seu lado, estava seu neto Lucas de Oliveira Silva, de 20 anos. Eles se encontraram durante a visita.
É que Lucas hoje é auxiliar de Apoio Operacional da MVV e estava acompanhando a visita dos moradores.
Ao lado de uma tia, ele deu um abraço caloroso em seu avô e disse: Estou realmente muito honrado e feliz de estar aqui hoje, fazendo esse tour pelo site da mineradora, ao lado de meu avô — uma pessoa nascida e criada aqui na região, que mora hoje no Umbuzeiro. Também sou craibense e trabalhar aqui na MVV é motivo de muito orgulho para mim e para minha família. Estou aprendendo muito”.
Ele entrou na empresa há 5 anos, através do Programa Aprendiz Operacional. Depois, tornou-se estagiário até conseguir o atual cargo na Planta, como auxiliar de Apoio Operacional, estando a par dos processos que envolvem o beneficiamento do minério que vai para o outro lado do globo.
Realmente, motivo de bastante orgulho de toda a família, estando parte dela no Portas Abertas vendo tudo de perto e como tudo é feito com Segurança — o maior valor da Vale Verde.
E, durante todo o percurso, dúvidas foram esclarecidas. Para o diretor técnico da MVV, Breno Martins, é este o real objetivo do Portas Abertas com as Comunidades.
“Este Programa de Visitas que vem sendo realizado regularmente pela nossa empresa tem o objetivo de trazer transparência, conhecimento e tranquilidade aos residentes da Área de Influência Direta [AID], de forma segura e responsável, esclarecendo que nosso empreendimento veio para somar na vida de cada um”, conclui.
Em novembro, mais três comunidades da AID serão convidadas a conhecer a MVV por dentro, seguindo o compromisso da mineradora em estar na mesma página que os moradores da região onde está inserida e, sobretudo, ouvindo seus anseios e solucionando junto às demandas trazidas.
SOBRE A MVV
A MVV atua nas atividades de exploração, mineração, beneficiamento e comercialização do concentrado de cobre no Agreste alagoano, em Craíbas. A empresa foi adquirida em abril de 2025 pelo grupo chinês Baiyin Nonferrous, que atua na mineração, fundição, processamento e comércio de diversos metais não ferrosos. O compromisso da MVV é trabalhar de forma segura, respeitando o meio ambiente e as comunidades, investindo em iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do território.
Mais lidas
-
1'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
2True Crime
Final explicado de Monstro: Ed Gein na Netflix: 'Os monstros nascem ou são feitos?'
-
3Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
4Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos
-
5Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos