Interior

PM firma parceria inédita para oferecer curso de Direito a policiais no Sertão

Integração com Uneal e Ameal vai beneficiar PMs do 7º BPM, Copes e 6ª CPM/I

Por Ascom PM/AL 15/10/2025 09h10
PM firma parceria inédita para oferecer curso de Direito a policiais no Sertão
A primeira turma do curso de Direito composta exclusivamente por militares teve sua aula inaugural na terça-feira - Foto: Ascom PM/AL

A Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), por meio de seu 7º Batalhão, firmou uma parceria inédita com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Associação dos Militares Estaduais de Alagoas (AMEAL) para a oferta do curso de graduação em Direito, destinado exclusivamente aos policiais militares do 7º BPM.

Não há registros de ação semelhante em outras corporações do País. A primeira turma do curso de Direito composta exclusivamente por militares teve sua aula inaugural nesta terça-feira (14).

O curso contará com aulas presenciais às sextas e sábados, as quais acontecerão na sede do 7° Batalhão, em Santana do Ipanema. Sendo uma extensão do curso de Direito da UNEAL. O curso será realizado nas dependências do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Santana do Ipanema, com aulas presenciais às sextas e sábados, e tem início previsto para o segundo semestre de 2025. Serão ofertadas 40 vagas.

A iniciativa foi idealizada pelo comandante do 7° BPM, tenente-coronel Herbert Santana, em conjunto com o subcomandante, capitão Paulo Cezar, com apoio do comandante-geral, coronel Paulo Amorim, e do Comandante de Policiamento da Região Sul (CPRS), coronel Raimundo Lessa.

O objetivo é oferecer acesso ao ensino superior de qualidade aos militares da unidade, sem gerar qualquer ônus à corporação e sem comprometer as atividades operacionais. Após a consolidação da parceria, a participação foi facultada e estendida também aos militares da Companhia Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes) e da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I), ampliando o alcance e o impacto positivo do projeto.

A cooperação foi formalizada por meio de termo de adesão entre a Uneal e a Ameal, assegurando respaldo jurídico e transparência no processo. Informações e detalhes podem ser obtidos por meio do contato do e-mail institucional [email protected].