Interior

Prefeitura de Piranhas homenageia Nise da Silveira com projeto de arte e saúde mental nos Caps

“Nise em Cores e Formas” promove inclusão, criatividade e luta antimanicomial no Sertão alagoano

Por Tribuna Hoje 04/10/2025 11h30
Prefeitura de Piranhas homenageia Nise da Silveira com projeto de arte e saúde mental nos Caps
Prefeitura de Piranhas homenageia Nise da Silveira - Foto: Divulgação

A cidade de Piranhas, no Sertão de Alagoas, está promovendo o projeto “Nise em Cores e Formas”, uma iniciativa que une arte e cuidado em saúde mental em homenagem à psiquiatra alagoana Nise da Silveira — referência mundial na luta antimanicomial e no uso da arte como ferramenta terapêutica.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Piranhas, o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento e Educação Cultural (IADEC), a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), a Secretaria Municipal de Saúde, o Caps Marília Rodrigues (de Piranhas) e o Caps Dr. Gaudêncio (de Delmiro Gouveia).

Voltado para usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), o projeto visa democratizar o acesso à arte e fortalecer a rede de apoio em saúde mental. Inspirado nos princípios do movimento niseriano, a ação valoriza a expressão artística como forma de dar voz ao inconsciente, permitindo que cada obra retrate sentimentos, pensamentos e emoções dos participantes.

Um dos destaques da iniciativa é a construção de um mural coletivo no Hospital de Piranhas, onde os usuários realizam pinturas livres, transformando o ambiente hospitalar em um espaço acolhedor, cheio de cor, significado e criatividade.

Além disso, o Caps Marília Rodrigues realizou oficinas de pintura em tela, cujas obras farão parte de uma exposição em Arapiraca, como parte da programação do movimento #Nise120anos, que celebra o legado da psiquiatra.

Para o coordenador municipal de Saúde Mental, o enfermeiro Genaldo dos Santos, a ação representa um marco para a cidade. “Com o ‘Nise em Cores e Formas’, a Prefeitura de Piranhas reafirma seu compromisso com uma saúde mental humanizada, integrativa e baseada na valorização da vida, em consonância com os ideais deixados por Nise da Silveira”, destacou.

Com informações da assessoria.