Interior
Saneamento e sustentabilidade melhoram a qualidade de vida da população
Agreste Saneamento realiza ações socioeconômicas com comunidades urbanas e rurais no agreste alagoano
O saneamento e a sustentabilidade desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. O acesso à água potável e a infraestrutura sanitária adequada contribuem para a promoção da saúde, do bem-estar, da geração de renda e do desenvolvimento sustentável em diversas regiões.
Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), um dos principais impactos das obras de saneamento é a melhoria dos indicadores relacionados à saúde pública. Em Alagoas, a Agreste Saneamento, empresa do grupo Iguá em Alagoas, é responsável pelo tratamento da água consumida por cerca de 400 mil habitantes do agreste do estado. Nos últimos cinco anos, a empresa já investiu cerca de R$ 50 milhões, que garantem o acesso aos serviços de saneamento, água própria para o consumo humano e combate a veiculação de doenças hídricas.
“Nesses 13 anos de atuação em Alagoas, com a construção do Novo Sistema Adutor do Agreste e recuperação do sistema já existente, duplicamos a capacidade de produção de água para abastecimento nos 10 municípios do agreste alagoano, trouxe um impacto direto na transformação da saúde pública e consequentemente, no desenvolvimento social”, relata Marcello Almeida, diretor operacional da Agreste Saneamento.
Desde a sua instalação no agreste alagoano, em 2012, a Agreste Saneamento vem gerando diversos empregos na região. Atualmente, são mais de 130 colaboradores diretos e 60 indiretos. Além disso, a operação fomenta a economia local com ações socioeconômicas, com cursos de qualificação profissional para comunidade, produção de tijolos ecológicos com o material residual do processo de tratamento de água e doações das mantas geotêxtis para pequenos agricultores da região onde a operação atua, que economizam até 40% de água no cultivo de hortaliças.
“Nossos projetos trazem ganhos econômicos e sociais concretos para melhorar a qualidade de vida da população e ainda contribuir com o meio ambiente. Todas essas ações demonstram o comprometimento da Agreste no desenvolvimento dos municípios onde prestamos serviços, porque o compromisso é levar dignidade às pessoas”, enfatiza Marcello.
A educação ambiental é trabalhada também no projeto “Você no Saneamento”, que realiza com estudantes do ensino fundamental, médio e superior visitas técnicas às estações de tratamento da Agreste Saneamento para conhecer de perto as instalações, equipamentos, maquinários e o processo de tratamento da água. A campanha também é levada às escolas através do Agreste Itinerante, projeto da empresa que, de forma didática, aborda com os estudantes a importância do uso racional dos recursos hídricos.
“Quando a educação sustentável começa a ser aplicada na educação infantil, os resultados positivos são maiores. É possível trabalhar com as crianças valores e formação de ideias, a fim de que percebam que todos são responsáveis pela preservação dos recursos naturais e que cada um pode fazer sua parte para um mundo melhor”, destaca o Diretor Operacional.
Mais lidas
-
1Relator
Alfredo Gaspar avança para nova fase da CPMI do INSS e pede convocação dos CEOs dos principais bancos envolvidos em consignados
-
2Cinema
O que significa Bugonia? Título do filme com Emma Stone é explicado
-
3Tragédia!
Mãe da atriz Mel Maia é encontrada morta no RJ
-
4Segurança
Suspeitos de homicídio em Marechal Deodoro morrem em confronto com Polícia Militar
-
5É hoje!
'Zootopia 2', 'Bugonia' e 'Morra, Amor' chegam aos cinemas




