Interior
Corpo de Bombeiros inicia cursos de Resgate em Áreas Inundadas e Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio
Aula inaugural ocorreu na Academia de Bombeiro Militar, em Arapiraca, nesta segunda-feira (5)

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) realizou, na manhã desta segunda-feira (5), a aula inaugural da quinta edição do Curso de Resgate em Áreas Inundadas (CRAI) e da terceira edição do Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (CATTS). O evento aconteceu na Academia de Bombeiro Militar, localizada em Arapiraca.
Esta é a quinta edição do CRAI, que conta com a participação de 20 alunos, sendo 14 militares de Alagoas, quatro militares de Corpos de Bombeiros, sendo dois de Sergipe e dois do Distrito Federal, além de dois policiais federais.
A capacitação visa preparar os militares para operações de salvamento em áreas inundadas. O objetivo é habilitar os bombeiros para atender a diversos tipos de ocorrências em cursos d'água, incluindo enchentes e outros eventos que envolvam água.
No CBM/AL, o curso teve início em 2013, após a especialização do então 1º Tenente Etvaldo Rodrigues da Silva Filho no Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBM/PE). Desde então, foram realizadas quatro edições, em 2016, com 10 militares formados; 2017, com 17 militares formados; 2022, com 20 militares formados e 2024, com 16 militares formados.
Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio
A terceira edição do CATTS conta com 18 participantes, sendo 17 militares do CBM/AL e um da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL). O curso foi criado como resposta ao aumento de ocorrências relacionadas a tentativas de suicídio no Brasil e no mundo. A primeira turma de especialistas foi formada em 2018, com o apoio dos Corpos de Bombeiros Militares do Ceará e de Pernambuco.
Em 2019, a sargento Willenay Tavares Costa foi enviada para se especializar na Escola Superior de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, ampliando a capacitação técnica da corporação nessa área.
Desde então, o CBM/AL promoveu a primeira e a segunda edições do CATTS, com o objetivo de formar especialistas no atendimento técnico e humanizado a pessoas em situação de tentativa de suicídio. Atualmente, o CBM/AL conta com 73 abordadores técnicos formados.
O início desses dois importantes cursos operacionais reforça o compromisso da instituição com o aprimoramento técnico e com a gestão de crises. Os históricos de ambos os cursos evidenciam a importância do apoio técnico de outros Corpos de Bombeiros Militares na implementação de especializações dentro do CBM/AL, resultando em atendimentos mais eficazes em todo o território alagoano.
Estiveram presentes o comandante-geral do CBM/AL, Coronel Sérgio André Verçosa, o subcomandante, Coronel Hércules Justo, e o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa do CBM/AL, Coronel Carlos Buriti.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
4Galo
CRB encerra treinos em São Paulo e segue nesta quarta para Santos
-
5Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos