Interior

7 mil alunos são impactados com merenda após MVV entregar equipamentos a projeto

Estudantes de Craíbas recebem 17 kg de bolos toda semana, a partir de projeto Empreendedorismo Feminino

Por Assessoria 13/12/2024 00h13
7 mil alunos são impactados com merenda após MVV entregar equipamentos a projeto
Empresa realizou no último dia 27 a entrega de equipamentos industriais para as mulheres empreendedoras do Empório Craibense - Foto: Assessoria

Incentivo social aos moradores da região onde estamos inseridos. A Mineração Vale Verde (MVV) segue fortalecendo suas ações voltadas à sustentabilidade e apoio aos projetos sociais ao longo de 2024, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento das comunidades anfitriãs, vizinhas ao empreendimento em Craíbas.

Neste final de ano, a empresa realizou no último dia 27 a entrega de equipamentos industriais para as mulheres empreendedoras do Empório Craibense, projeto incentivado pela mineradora, desde a realização de cursos profissionalizantes em parceria com o SENAI Arapiraca.

Foram entregues forno industrial, balança, mesa industrial, liquidificador industrial, fogão industrial e Equipamentos de Proteção Individuais (EPI), a fim de dar suporte a seis mulheres dentro do projeto Empreendedorismo Feminino, estando a MVV promovendo a participação feminina na produção e processamento de alimentos, agora amadurecendo para uma nova fase: as compras públicas municipais, com o fornecimento de itens para a merenda escolar de Craíbas, com contrato no valor de R$ 33.184 via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Desse modo, o Empório, situado no bairro do Centro de Craíbas, deixa de ser uma lanchonete e agora passa a operar como um ambiente industrial, contando com todo o aparato necessário para realizar as entregas mensais dos programas aos quais pertence. É uma evolução do projeto social incentivado pela MVV. O intento foi reproduzir itens derivados, oriundos da Agricultura Familiar, para que esses produtos chegassem a mais de 7 mil alunos matriculados nas escolas municipais de Craíbas, entre crianças, jovens e adultos, indo da creche ao EJA [Educação de Jovens e Adultos]. Elas estão fazendo uso, por exemplo, do capim santo, uma erva da região bastante utilizada para fazer chás, para a confecção de brigadeiros e bolos únicos, que ficam com gostos e características muito próprias, sendo agora uma marca delas, a trazer esse aspecto de vínculo a partir de quintais produtivos de todas elas. Além disso, os ovos utilizados nas receitas são de outro projeto social incentivado pela nossa empresa, o Projeto de Avicultura, então há uma retroalimentação, um fluxo sendo firmado, onde todos ganham, de ponta a ponta”, ressalta o analista de Relações com Comunidades da MVV, Murillo Sancho.

Estão envolvidas nessa entrega de novos equipamentos e na nova fase do Empório Craibense a presidente da Associação Juntos Somos Fortes, Cícera Souza, moradora do Ipojuco; Maria de Fátima, do Pau Ferro; Luzinete Silva, do Pau Ferro; Josefa Cordeiro, da Cerca de Vara; Gorete Gomes, dos Torrões; e Genize Leandro, do Ipojuco.

“É um novo sonho nosso que se inicia, uma nova etapa. Agora, estamos com encomendas semanais para entregas a serem feitas, após nossa participação nos PAAs [Programas de Aquisição de Alimentos] do Estado e do Município, este último que está para retornar em breve, e também da CONAB [Companhia Nacional de Abastecimento], além do PNAE mais recentemente. E tudo estava sendo feito em nossos fogões em nossas casas, para dar conta dos pedidos e demandas que a gente se submeteu. Com essas entregas de equipamentos novos da MVV, nossa vida muda para melhorar. Agora podemos fazer 10 bolos de uma só vez, por exemplo. Teremos um controle muito melhor de tempo! Estamos muito felizes com essa nova fase do nosso projeto social e agradecemos à mineradora por isso, por todo o apoio, inclusive apoio técnico, por seguirem acreditando na gente”, diz a moradora Genise Leandro, de 40 anos, que afirmou agora estar conseguindo um maior incremento salarial mensal em sua conta bancária.

A empresa, que realiza o beneficiamento do concentrado de cobre, está situada em Craíbas, em pleno “Coração de Alagoas”, no Agreste. A previsão é de que a mineradora fique na região até 2034 e, por isso, quer deixar um legado positivo para os moradores.

As ações envolvendo as comunidades anfitriãs não param por aí. Nos últimos anos, houve investimento da MVV de mais de R$ 5 milhões em atividades socioculturais e ambientais na região onde o empreendimento está inserido.

SOBRE A MVV

A MVV atua nas atividades de exploração, mineração, beneficiamento e comercialização do concentrado de cobre no Agreste alagoano, em Craíbas. A empresa integra a Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, que é a representante no país do grupo Appian Capital Advisory, fundo de investimentos britânico.

O compromisso da MVV é trabalhar de forma segura, respeitando o meio ambiente e as comunidades, investindo em iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do território.