Interior

Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem

Governo de Alagoas alterou número divulgado anteriormente, que era de 23 vítimas fatais; trabalhos de buscas no local serão retomados na segunda-feira (25) pela manhã e número deve aumentar

Por Bruno Martins com Assessoria 24/11/2024 16h33 - Atualizado em 24/11/2024 20h27
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
Grave acidente na Serra da Barriga neste domingo (24) - Foto: BR104 / Cortesia

Um grave acidente neste domingo (24) deixou várias vítimas feridas e 17* pessoas mortas em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares, Zona da Mata alagoana. Um ônibus escolar com algo em torno de 40 passageiros que seriam estudantes teve algum tipo de falha mecânica e acabou caindo ribanceira abaixo quando se dirigia ao evento Pôr do Sol na Serra. Em nota oficial, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, decretou luto oficial de três dias pelas vidas perdidas. *Após divulgar que eram 23 pessoas mortas no acidente, o governo do estado corrigiu o número e o alterou para 17 vítimas fatais. Por conta da falta de visibilidade no período noturno no local, os trabalhos de resgate reiniciarão nas primeiras horas de segunda-feira (25) e o número deve aumentar.

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 22 vítimas tiveram o óbito confirmado no local do acidente e outra – uma paciente gestante - deu entrada no Hospital Regional da Mata (HRM), mas não resistiu aos ferimentos.

Ao todo, o HRM atendeu 29 pacientes, que foram levados para a unidade depois de um rápido trabalho de resgate que envolveu o programa Salva Mais, por meio da Sesau e da Secretaria de Segurança Pública.

Equipe do Samu durante salvamento de vítimas do acidente na Serra da Barriga, em União dos Palmares (Foto: Samu)

O Estado já disponibilizou 21 leitos de UTI Pediátrica e 3 de UTI para adultos, de acordo com recomendação da equipe médica que assiste as pessoas feridas. O governador Paulo Dantas determinou como prioridade o atendimento dos pacientes e reforçou atenção total de todas as áreas para a assistência das vítimas.

As vítimas estão sendo encaminhadas para o Hospital Geral do Estado, Hospital Metropolitano e para o Hospital Regional da Mata. Cinco Unidades de Suporte Básico (USB) e quatro Unidades de Suporte Avançado (USA) do Samu foram enviadas para socorrerem as vítimas. Além do Samu, o Corpo de Bombeiros e uma aeronave foram enviados para o local.

Samu transporta paciente para o HGE (Foto: Agência Alagoas)

Em vídeo divulgado pelo resgate aéreo do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), é possível ver várias pessoas na área da mata em que o ônibus caiu. Assista ao final da matéria.

Outros vídeos compartilhados nas redes sociais, mostram várias pessoas com vários ferimentos na cabeça e sendo ajudadas por populares a saírem do local. Estima-se que a área em que o ônibus caiu possui cerca de 20 metros de altura.

O CBM/AL enviou 29 bombeiros militares para ajudar no resgate às vítimas. Bombeiros de diversos municípios foram acionados para atuar no socorro.

Sesau mobiliza equipes

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que, ao tomar conhecimento do grave acidente envolvendo um ônibus na Serra da Barriga, em União dos Palmares, encaminhou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o resgate, como também fez alerta geral para todos os hospitais da rede pública para receber as vítimas dessa tragédia.

O Governo de Alagoas segue monitorando o trabalho de resgate e oferece todo o aparato público para o socorro médico. A administração estadual anunciou que o evento Ciclo Tendências & Soluções que ocorreria nesta segunda-feira (25) com a participação da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi cancelado. A ministra emitiu nota, confira abaixo.

"Todos nossos esforços estão dedicados ao resgate e apoio das vítimas", divulgou o Governo de Alagoas.

Governador emite nota

"Nota Oficial

Recebi com extrema tristeza a notícia da tragédia ocorrida em União dos Palmares, que tirou vidas e deixou muitas pessoas feridas.

Determinei a total mobilização do Estado, com equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e toda a estrutura de saúde atuando no socorro às vítimas, que já estão sendo atendidas nas Unidades de Saúde do Estado em Maceió e no Hospital Regional da Mata, em União

Neste momento de imensa dor, o Governo de Alagoas decreta luto oficial por três dias em respeito às vidas perdidas e manifesta total solidariedade às famílias e amigos das vítimas.

Paulo Dantas
Governador de Alagoas
".

O ministro dos Transportes Renan Filho também repercutiu o grave acidente na Serra da Barriga. Confira:

"Nota da ministra Anielle Franco

Quero prestar minha total solidariedade às vítimas e seus familiares do trágico acidente que ocorreu na tarde de hoje na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

As vítimas estão sendo atendidas pelas unidades de União dos Palmares, com suporte do Governo do Estado de Alagoas.

Em um mês tão importante para todo país pelo mês da Consciência Negra, sobretudo para a região do Quilombo dos Palmares, essa tragédia nos entristece profundamente.

Rogo pela recuperação total das vítimas com a maior brevidade possível.

Anielle Franco
Ministra da Igualdade Racial
".