Interior
Agreste Saneamento implanta medidas para tornar o trabalho no saneamento mais seguro
Ações contribuem para a promoção de saúde e qualidade de vida dos colaboradores
A segurança do trabalho faz parte da cultura organizacional das grandes empresas do mundo. Em todas elas, uma das principais preocupações são as medidas que devem ser adotadas para o bem-estar de seus colaboradores. Na Agreste Saneamento, empresa do grupo Iguá Saneamento, não é diferente. A operação é responsável pelo tratamento de água em 10 municípios de Alagoas e implantou práticas para promover um local de trabalho seguro e saudável.
A segurança do trabalho envolve ações para proteger a vida e a saúde dos colaboradores, indo além da conformidade legal. Na Agreste Saneamento, as medidas começam com a identificação e o levantamento de perigos e riscos no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), e por meio desses riscos são definidos os exames ocupacionais de cada colaborador no Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO).
“Quando os trabalhadores se sentem seguros em seu ambiente de trabalho, eles são mais motivados, saudáveis e produtivos. Além disso, as empresas que investem em segurança otimizam a prestação do serviço e reduzem seus custos com afastamentos e indenizações relacionadas a acidentes e doenças ocupacionais”, ressalta Ângela Lins, diretora operacional da Agreste Saneamento.
Para reafirmar o compromisso da empresa com a segurança no trabalho, a Agreste Saneamento implantou ações que são pilares para o desenvolvimento da cultura de saúde e segurança do trabalho da operação no interior alagoano, como treinamento e capacitação, monitoramento e melhoria contínua, comunicação e envolvimento, liderança e comprometimento, assim promovendo e disseminando a cultura de saúde e segurança.
“Entendemos que o principal objetivo da segurança do trabalho é prevenir desvios e acidentes com os colaboradores. Além disso, na Agreste Saneamento, promovemos a saúde e a qualidade de vida de todos que fazem parte da empresa e realizamos treinamentos para educar sobre as medidas de prevenção de riscos no ambiente de trabalho”, destaca Ângela Lins.
SIPAT - Para articular uma comunicação assertiva com seus colaboradores sobre segurança, a Agreste Saneamento realiza todos os anos a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O evento é organizado através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio, onde essa organização diariamente visa trabalhar na prevenção dos acidentes e na promoção da saúde de cada trabalhador por meio de palestras, teatros, simulados, jogos educativos e atividades de lazer.
“É um momento diferenciado para reforçar os cuidados de segurança que são repassados diariamente nas conversas entre as equipes antes do início das atividades, assim como ouvir sugestões e alertas dos nossos colaboradores, que são nossa linha de frente na operação”, esclarece a diretora geral.
Programa “Se Cuida” - Outra ação promovida pela Agreste Saneamento é o "Se Cuida", que tem como objetivo principal oferecer aos colaboradores suporte em diversas áreas da saúde, incluindo a prevenção de doenças, a saúde mental e o incentivo a hábitos saudáveis.
Uma das colaboradoras beneficiadas pelo programa é a assistente administrativa Cheila Carla da Silva. “O programa “Se Cuida” nos incentiva a realizar atividades físicas e outras ações que contribuem para a melhoria da nossa saúde e do nosso bem-estar emocional. Isso nos ajuda a ter mais disposição para executar nossas atividades dentro da empresa”, relata.
Por meio do "Se Cuida", a Agreste Saneamento criou um clima organizacional mais positivo e colaborativo, beneficiando mais de 130 colaboradores e, consequentemente, a operação no agreste alagoano.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas