Interior

Corpo de Bombeiros atua em ocorrência de choque elétrico que deixou um morto e dois feridos

Caso ocorreu em União dos Palmares; uma jovem sofreu descarga elétrica devido a uma gambiarra e mãe faleceu ao tentar socorrê-la

Por Ascom CBM/AL 31/10/2024 12h45 - Atualizado em 31/10/2024 18h27
Corpo de Bombeiros atua em ocorrência de choque elétrico que deixou um morto e dois feridos
Uma pessoa morreu - Foto: CBM/AL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) foi acionado, na tarde de terça-feira (29), para atender uma grave ocorrência de choque elétrico, que resultou em uma morte e deixou duas pessoas feridas no Centro do município de União dos Palmares.

De acordo com informações de testemunhas, a jovem realizava tarefas domésticas no quintal de uma residência quando sofreu uma descarga elétrica. A mãe da jovem, ao tentar socorrê-lá, também acabou sendo atingida pela corrente elétrica e foi a óbito no local. A filha e uma terceira vítima, que também tentou intervir na situação, ficaram feridos.

Ao chegar ao local, a equipe de resgate constatou que duas das vítimas já haviam sido socorridas por uma ambulância do município. A terceira vítima recebeu atendimento pré-hospitalar e foi encaminhada para uma unidade de saúde da região. Atuaram na ação 11 militares com o auxílio de uma viatura de auto-salvamento e uma viatura auto bomba tanque.

No quintal da casa, durante a inspeção, a guarnição do Corpo de Bombeiros encontrou uma instalação improvisada, com um fio enrolado em uma sacola plástica. Esse tipo de gambiarra, extremamente perigosa, permitiu a condução da corrente elétrica, resultando no choque das vítimas.

O CBMAL alerta sobre os riscos de gambiarras em instalações elétricas e reforça a importância de utilizar materiais adequados e sempre buscar o auxílio de profissionais devidamente qualificados para evitar tragédias.

O que fazer em caso de choque elétrico?


Em situações que envolvam choques elétricos é fundamental agir de forma rápida e segura. Primeiro, não toque na vítima, pois se ela ainda estiver em contato com a fonte de eletricidade, você também pode ser eletrocutado. Se possível, desligue a fonte de eletricidade, isso cortará a corrente elétrica que está causando o choque. Para isso, desligue o disjuntor ou chave geral, caso não haja essa possibilidade, o cabo do equipamento pode ser retirado da tomada com o auxílio de um objeto seco e não condutor, como madeira ou plástico.

Caso não consiga desligar a fonte de energia, use um objeto não condutor como um pedaço de madeira, plástico ou borracha seca, para afastar a vítima do contato elétrico. Lembre-se de ligar para o serviço de emergência como o Corpo de Bombeiros através do número 193 ou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo 192, para que a vítima receba atendimento especializado o quanto antes.