Interior
Defensoria Pública garante bloqueio de contas do Estado para custear cirurgia de criança com craniossinostose
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DP/AL) garantiu na justiça a realização de seis procedimentos cirúrgicos urgentes para uma criança de dois anos, diagnosticada com uma má formação craniana. As cirurgias foram asseguradas através do bloqueio de contas do Estado, solicitado pelo Defensor Público Manoel Correia de Oliveira Andrade Neto, no valor de R$ 541.320 mil que foi autorizado pela Justiça nessa terça-feira, 15.
A criança, nascida em 2022 no município de Matriz de Camaragibe, foi diagnosticada no último ano com craniossinostose do tipo escafocefalia. Devido à demora no diagnóstico, o menino passou a sofrer com duas complicações graves: deformidade craniana, que tornou a cirurgia mais arriscada, e hipertensão intracraniana, comprometendo seu desenvolvimento neuropsicomotor. Além disso, apresenta sintomas como cefaleia, vômitos e irritabilidade.
Para evitar o agravamento das condições neurológicas e melhorar a qualidade de vida da criança, os médicos indicaram a realização de diversos procedimentos cirúrgicos, incluindo a correção da craniossinostose, a ressecção do osso temporal e o tratamento de fístula liquórica, entre outros.
Sem condições de arcar com os custos, a família recorreu à Defensoria Pública, que ajuizou o processo em 2023. Em junho, a Justiça concedeu uma decisão favorável, mas o Estado contestou e descumpriu a ordem. Isso levou a Defensoria a solicitar o bloqueio dos valores, que foi recentemente deferido.
Mais lidas
-
1Relator
Alfredo Gaspar avança para nova fase da CPMI do INSS e pede convocação dos CEOs dos principais bancos envolvidos em consignados
-
2Bairro Pescaria
Mineradora pede R$ 20 milhões por jazida em Maceió
-
3Cinema
O que significa Bugonia? Título do filme com Emma Stone é explicado
-
4Tragédia!
Mãe da atriz Mel Maia é encontrada morta no RJ
-
5Segurança
Suspeitos de homicídio em Marechal Deodoro morrem em confronto com Polícia Militar




