Interior

Verde Alagoas remove 140 toneladas de resíduos da rede de esgoto em municípios alagoanos

Limpeza e desobstrução previnem os extravasamentos das redes de esgoto

Por Assessoria 28/08/2024 19h46
Verde Alagoas remove 140 toneladas de resíduos da rede de esgoto em municípios alagoanos
Verde Alagoas - Foto: Assessoria

A Verde Alagoas, concessionária de água e esgoto, já retirou 140 toneladas de resíduos das tubulações de esgoto nos municípios atendidos, entre março de 2023 e agosto de 2024. Os dados do Departamento de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) da empresa apontam que limpezas preventivas são realizadas de forma contínua e servem para otimizar o funcionamento das redes de esgotamento sanitário no interior do Estado.

No polo de União dos Palmares, que abrange os municípios de Branquinha, Joaquim Gomes, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Campestre, Jacuípe e Jundiá, com as ações periódicas, foram removidas 72 toneladas. No polo de Japaratinga, que também atende as cidades de São Luís do Quitunde, Porto Calvo, São Miguel dos Milagres, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Maragogi e Porto de Pedras, 63 toneladas foram retiradas da rede de esgoto. Já no polo de Taquarana, que compreende as cidades de Chã Preta, Tanque d'Arca, Feliz Deserto, Capela, Anadia, Maribondo, Paulo Jacinto, Pindoba e Mar Vermelho, 5 toneladas de resíduos foram retiradas da rede de esgoto, que evitaram obstruções e deixaram o sistema mais fluído.

Além da limpeza do sistema de esgoto, que reduz a necessidade de intervenções corretivas e previne o extravasamento da rede, as equipes da Verde fizeram melhorias nas Estações de Tratamento (ETE) e Elevatórias de Esgoto (EEs).

Todas essas melhorias são realizadas e monitoradas de forma contínua, sendo validadas por meio de um laboratório especializado e acreditado pela norma ISO/IEC 17025, que fornece dados precisos para apoiar todas as decisões e intervenções, que garantem a eficiência do esgoto nas cidades.

De forma paralela, a Verde Alagoas também promove campanhas educativas com as comunidades locais para garantir o bom funcionamento da rede e contribuir para a preservação ambiental. Essas orientações são didáticas e lúdicas para crianças, jovens e adultos sobre o descarte correto dos resíduos, com instruções que abordam desde o descarte apropriado do óleo de cozinha até o manejo adequado dos restos de alimentos, evitando que sejam despejados incorretamente no ralo da pia.

Para o gerente operacional da Verde Alagoas, Felipe Silveira, manter a rede de esgoto limpa é essencial para evitar transtornos e proteger o meio ambiente. "A remoção de resíduos acumulados garante que o sistema funcione corretamente e evita prejuízos ao meio ambiente”, explica.