Interior
HEA abre inscrições para voluntários que desejam atuar na brinquedoteca da unidade hospitalar
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, está com inscrições abertas para o preenchimento de 40 vagas de brinquedistas voluntários. Os selecionados irão atuar na Brinquedoteca Alegre e Brinque, que funciona na unidade hospitalar e que atua como iniciativa de humanização implementada pelo equipamento de saúde.
O formulário de inscrição está disponível aqui. Nesta primeira etapa as pessoas interessadas vão responder ao questionário com informações pessoais e profissionais. O formulário ficará disponível até o dia 12 de setembro.
A segunda etapa, nos dias 13 e 14 de setembro, consiste na entrega de documentos e entrevistas, que serão realizadas na própria Brinquedoteca Alegre e Brinque. O resultado final será divulgado no dia 16 de setembro por meio do site da Sesau (www.saude.al.gov.br) e no Instagram do HEA (@heagreste).
Voluntário
O trabalho é voltado para acolher as crianças que estão internadas no HEA e, por ser uma atuação voluntária, as pessoas não são remuneradas. “Vão ser quatro horas semanais, disponibilizadas para atender as demandas do serviço, que busca acolher a criançada com brincadeiras, oficinas infantis, contação de histórias, entre outras atividades que são realizadas pelo serviço, como forma de aliviar a tensão hospitalar para uma criança internada”, explicou a assistente social e coordenadora da Brinquedoteca Alegre e Brinque, Eliflan Pereira.
Para isso, além dos requisitos profissionais, é muito importante que os voluntários tenham afinidade em trabalhar com crianças, que sejam criativos e participativos nas ações, inclusive, propondo atividades para a Brinquedoteca Alegre e Brinque. “Ao final de um ano de serviço prestado, a pessoa receberá um certificado de participação como voluntária”, frisou a coordenadora da Brinquedoteca Alegre e Brinque.
Livro
Em julho deste ano, o HEA lançou o livro Brinquedoteca Alegre e Brinque – Vivências de Brinquedistas na Cidade de Arapiraca – Alagoas. A obra literária foi alusiva aos 21 anos de fundação do HEA. O livro trata de experiências dos próprios brinquedistas que colaboraram para que o serviço tenha se transformado em uma referência no setor em Alagoas.
A junção entre a realidade e o lúdico começou em 2019, com a inauguração da Brinquedoteca Alegre e Brinque. Desde então, foram realizadas várias ações no HEA e em comunidades de Arapiraca, principalmente em datas comemorativas, com apresentações teatrais e músicas, além de campanhas que marcam as vidas e dão cores a histórias de pacientes e acompanhantes.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha