Interior

10° Centro de Reprodução de Abelhas Nativas da Uniprópolis será instalado em Colônia Leopoldina

Por Assessoria 29/07/2024 15h15 - Atualizado em 29/07/2024 15h46
10° Centro de Reprodução de Abelhas Nativas da Uniprópolis será instalado em Colônia Leopoldina
Aula prática de meliponicultura com as abelhas nativas, na Serra da Catita no Mosteiro dos Monges, em Colônia Leopoldina - Foto: Divulgação

A União dos Produtores de Própolis Vermelha de Alagoas (Uniprópolis) fechou mais uma parceria, e desta vez, com a Associação dos Missionários em Colônia Leopoldina, interior do estado, em breve será inaugurado mais um Centro de Reprodução de Abelhas Nativas no Mosteiro dos Monges.

“Este já é o décimo centro, agora completamos 26 Centros de Reprodução da Uniprópolis: dez de Nativas (abelhas sem ferrão), 15 de Ápis (abelhas com ferrão) e um produzindo rainhas e princesas, destinadas aos associados beneficiários dos dois projetos em execução, e mais um terceiro projeto que será iniciado em breve”, destacou o presidente da Uniprópolis, Mário Agra Júnior.

Nesse domingo (28/07), os beneficiários receberam a equipe técnica da Uniprópolis para uma aula prática de meliponicultura com as abelhas nativas, na Serra da Catita no Mosteiro dos Monges, em Colônia Leopoldina.

Mário Agra enfatizou que a cadeia produtiva da apicultura em Alagoas traz oportunidades de trabalho e renda para centenas de famílias contempladas, que receberão todos os equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades com todo o apoio da equipe técnica da Uniprópolis. Ao mesmo tempo que preservam o meio ambiente e atingem também o mangue de forma positiva com a polinização das abelhas.

“No projeto inclusivo a prioridade são agricultores, assentados, desempregados, pessoas de baixa renda. Visitamos as associações do municípios, secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Agricultura para identificarmos estas pessoas, inclusive nas cidades turísticas a ideia é instalar os apiários e meliponários para abrir à visitação”, avisou Agra.