Interior

Nível dos rios alagoanos tende a se estabilizar, diz Secretaria do Meio Ambiente

Sala de Alerta continua monitorando a situação em todo o estado

Por Redação com assessoria 10/07/2024 22h22 - Atualizado em 11/07/2024 08h31
Nível dos rios alagoanos tende a se estabilizar, diz Secretaria do Meio Ambiente
Rio Jacuípe - Foto: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu uma atualização hidrológica na manhã desta quarta-feira (10). De acordo com o comunicado, as chuvas constantes que atingem Alagoas desde o último final de semana resultaram na elevação dos níveis de alguns dos principais rios do estado, embora sem risco iminente de transbordamento.

Às 5h desta quarta, o nível do Rio Jacuípe, em Jacuípe, atingiu 451 cm, situando-se 79 cm abaixo da cota de transbordamento. Posteriormente, o nível começou a reduzir, registrando 416 cm às 11h. Em União dos Palmares, o Rio Mundaú alcançou a cota de atenção de 470 cm às 7h45, também com tendência de estabilização. O escoamento esperado deverá elevar os níveis do rio nos municípios na direção para onde corre o fluxo da água, como Murici e Rio Largo, mas sem previsão de transbordamento.

No município de São Miguel dos Campos, o Rio São Miguel registrou 306 cm às 11h, ultrapassando a cota de atenção de 300 cm. Contudo, o nível também tende a estabilizar sem alcançar a cota de transbordamento. Diferentemente dos outros rios, o Rio Paraíba mantém seus níveis dentro da calha normal, sem risco de transbordamento.