Interior

Com elevação do Rio Jacuípe, dez famílias deixam suas casas

Defesa Civil de Alagoas segue com monitoramento; nível do manancial ultrapassou cota de atenção

Por Tribuna Hoje 15/06/2024 20h48 - Atualizado em 16/06/2024 10h32
Com elevação do Rio Jacuípe, dez famílias deixam suas casas
Defesa Civil solicitou à população que mora em áreas próximas ao rio que deixem suas residências - Foto: Defesa Civi/AL

Após as chuvas que atingiram a Região Norte de Alagoas, 40 pessoas tiveram que sair de suas casas na cidade de Jacuípe, neste sábado (15). A evacuação acontece nas áreas de maior risco de alagamento, decorrente da elevação do Rio Jacuípe.

Conforme informações da Defesa Civil do Estado de Alagoas, a medida é preventiva para o caso de o rio transbordar. No total, 10 famílias precisaram seguir a recomendação do órgão. 

O boletim divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL) na manhã deste sábado aponta considerável elevação do Rio Jacuíple. O rio ultrapassou a cota de atenção de 420cm às 21h15 dessa sexta-feira (14), estabilizando durante a madrugada na cota 440cm, voltando a se elevar consideravelmente ao longo da manhã deste sábado, quando atingiu a cota de 483cm, às 10h.

"Portanto, apesar da possibilidade de diminuição das chuvas, permanece a tendência de transbordamento nas próximas horas, podendo ultrapassar a cota de 530cm, definida a cota de início de inundação das primeiras casas em Jacuípe", informou a Semarh.

Embora ainda não tenha transbordado, essa elevação já atingiu as primeiras casas e causou transtorno à população que precisou evacuar.

O chefe do setor de desastres naturais da Defesa Civil de Alagoas, Douglas Gomes, destacou que o órgão segue monitorando.

A Defesa Civil reforçou ainda que passou orientações para a Coordenadoria Municipal sobre a possibilidade do rio transbordar e a necessidade do trabalho preventivo com a população local.