Interior

Avanço do mar ameaça litoral alagoano

Estudo aponta que 14 praias estão sendo “engolidas” pela elevação da maré; prevenção à erosão costeira é urgente em nove cidades

Por Claudio Bulgarelli / Sucursal Região Norte 14/06/2024 08h06 - Atualizado em 14/06/2024 12h24
Avanço do mar ameaça litoral alagoano
Avanço do mar já afeta 14 praias do litoral alagoano - Foto: Edilson Omena

Baseado no estado do Clima na América do Sul e no Caribe em 2023, estudo realizado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), e publicado durante esta semana aponta que o ano passado ficou marcado pelo recorde de temperatura e pela maior elevação dos mares já registrada na história. O destaque ficou para trechos da faixa litorânea brasileira, que está sendo destruída pelo avanço do mar.

O especialista em recuperação de praias, engenheiro Marco Lyra, diretor da Ocean Protections, alerta que a falta de um plano de combate à erosão costeira vai afetar boa parte das praias alagoanas cada vez mais.

Segundo o estudo, a ocorrência da elevação do nível do mar vem provocando efeitos negativos em países como Bangladesh. Superpovoado e com considerável parte do território localizado próximo ao nível marítimo, o país sofre com a erosão, a salinização dos poços de água e a necessidade de deslocamento de uma parcela maciça da população.

De posse do estudo, o engenheiro o Marco Lyra afirma que, no Brasil, além de contar com características de relevos diferentes nos 270 municípios costeiros e que respondem de formas únicas às variações relativas do nível do mar, o país não contempla políticas que favoreçam à preservação da faixa litorânea contra processos erosivos costeiros e que, aliados às mudanças climáticas afetam seu estado inicial.

“O estudo está certíssimo. E tudo isso afeta ainda a infraestrutura viária próximas às praias, as residências e os empreendimentos turísticos imobiliários, ou seja, a economia do mar. Mas, muito importante, também, é que, dependendo do relevo, haverá o desaparecimento de boa parte dos manguezais, que são um bioma importantíssimo no ciclo de vida de muitas espécies. Em Alagoas, já estamos vivendo essa realidade, onde manguezais estão sendo afetados com o avanço do mar, como no Pontal do Peba e na divisa entre Maragogi e São José da Coroa Grande, em Pernambuco”, afirma o engenheiro.

Ainda segundo Marco Lyra, em Alagoas, o mar está engolindo 14 praias, sendo que o estudo de progradação do litoral destaca nove municípios que precisam se prevenir da erosão costeira com urgência.