Interior
Casal segue com atendimento para cadastrar usuários do Canal do Sertão
Proprietários de terra devem procurar postos da companhia para regularizar uso da água
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) segue com o cadastramento definitivo dos agricultores e proprietários de terra que pretendem utilizar a água do Canal do Sertão. A medida tem como objetivo organizar o uso adequado do recurso hídrico, evitar um desequilíbrio do sistema e garantir que o canal seja disponibilizado para todos os sertanejos que estejam regularizados perante a Companhia.
Num primeiro momento, o trabalho de registro de informações dos usuários teve início no dia 4 e foi até 6 de junho, com postos de atendimento em Água Branca, Delmiro Gouveia e Pariconha. Já durante esta semana, as pessoas podem se cadastrar de acordo com os seguintes locais e datas: Inhapi, de 11 a 13 de junho, em uma tenda instalada na praça central; Piranhas e Olho D´água do Casado, de 11 a 13 de junho, na Loja de Atendimento ao Cliente de Piranhas; São José da Tapera, Carneiros e Senador Rui Palmeira, de 13 a 15 de junho, em uma tenda que será colocada na praça central de São José da Tapera.
Para efetuar o cadastro promovido pela Casal é necessário que o usuário compareça aos locais definidos portando a seguinte documentação: Carteira de Identidade (RG); CPF; documentação do imóvel, que pode ser contrato de compra e venda, escritura ou certidão de registro do imóvel; Termo de Autorização de Uso da Água do Canal do Sertão emitido anteriormente pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); e o número do lacre colocado pela referida secretaria no barrilete de captação de água que atende à propriedade.
Muitas pessoas já estão indo aos postos de atendimento para regularizar a situação. O agricultor José Nilton Ferreira dos Santos, 67 anos, residente no sítio Riacho dos Cágados, no povoado Poço Salgado, no município de Delmiro Gouveia, compareceu ao guichê da Casal na Central Já! do Shopping da Vila e se cadastrou.
“Agora estou regularizado e mais tranquilo pra usar a água do canal. Lá na minha terra, desde quando cheguei no ano de 2009 que eu planto feijão, milho, palma, fruteiras e capim, além disso crio meus animais (gado, bodes e galinhas). Graças a Deus esse canal foi uma benção, uma ajuda grande que o governo mandou para gente. Você já pensou ter que pagar um caminhão d’água daqui pra lá? Por isso estou consciente da importância de fazer o cadastro e poder usar tranquilamente”, ressaltou.
Outro produtor rural da região, José Ronaldo de Arruda, 58 anos, que tem um sítio em Olho D´água do Casado, também esteve no mesmo local, realizou o cadastro e destacou a importância do canal.
“O Canal do Sertão tem transformado a minha vida e a dos meus vizinhos, antigamente era um sofrimento viver pegando água de cacimba. Lá na minha terra eu planto feijão, milho e capim, e ainda crio gado de leite e ovelhas. Já uso a água do canal há 10 anos, mas entendo que chegou a hora de ficar regularizado. Espero que todo mundo venha se cadastrar”, reforçou.
Os proprietários de terra de Água Branca, Delmiro Gouveia e Pariconha que ainda não se regularizaram devem procurar o posto da Casal no Já! do Shopping da Vila, em Delmiro Gouveia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 082 0195 (Call center da Casal).
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha