Interior
Reforma e modernização da Serra da Barriga serão inauguradas no sábado (25)
Parque Memorial Quilombo dos Palmares fica localizado no sítio arqueológico da Serra da Barriga, no município de União dos Palmares
A Fundação Cultural Palmares, Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, Projeto Vamos Subir a Serra e o TikTok realizam no sábado, 25 de maio, às 15h30, evento de inauguração da reforma e modernização do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado no sítio arqueológico da Serra da Barriga, no município de União dos Palmares (AL).
A reforma inclui a restauração e redesign de todas as placas de sinalização, recuperação dos equipamentos de áudio, além da entrega do Aplicativo da Serra da Barriga. Será um momento histórico, em que diferentes instituições se uniram para contribuir com a preservação cultural e histórica de um dos lugares mais importantes do Brasil.
Os equipamentos de sonorização que foram recuperados contam com áudios de grandes personalidades negras, a exemplo da atriz e Ialorixá Chica Xavier e dos artistas Leci Brandão, Djavan, Carlinhos Brown e Tony Tornado. Os áudios contam ainda com trilha sonora dos maestros Almir Medeiros e Wilson Santos, da Orquestra de Tambores de Alagoas, e participação especial de Leila Pinheiro.
Já o App Serra da Barriga traz a modernidade com uso da tecnologia, possibilitando conectar a Serra da Barriga e o Parque Memorial com o mundo, favorecendo a divulgação e transmissão de conhecimento do legado deixado pelo Quilombo dos Palmares e os guerreiros quilombolas. Para a instalação do Aplicativo, a Fundação Cultural Palmares está investindo na instalação de internet com sinal mais potente, com acesso livre e gratuito ao público em geral.
O Aplicativo vai garantir muitas possibilidades, como por exemplo, a divulgação da Agenda de eventos na Serra da Barriga, a história, os equipamentos do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, e conhecer parte dos diversos artefatos revelados pelos estudos arqueológicos realizados pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológico da Universidade Federal de Alagoas (Ufal|). Além disso, vai permitir ao visitante experiências como fazer uma selfie com os guerreiros quilombolas Zumbi, Aqualtune, Dandara, Acotirene e Ganga-Zumba.
Celebração do Dia da África
A data de 25 de maio marca a celebração do Dia da África e também o dia em que a infraestrutura do parque foi concluída e entregue à Fundação Cultural Palmares em 2007. A iniciativa de modernização e reformas foi supervisionada pela Fundação Cultural Palmares, envolvendo execução, pesquisa e coordenação do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e Projeto Vamos Subir a Serra, em parceria e com o apoio do TikTok. Desenvolvimento e conteúdo ficaram a serviço do Estúdio Núcleo Zero.
A Serra da Barriga é Patrimônio Cultural Brasileiro inscrito no Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, desde 1986. Posteriormente, em 21 de março de 1997, Zumbi dos Palmares foi reconhecido pelo Governo Federal como Herói Nacional.
Em maio de 2017, a Serra da Barriga recebeu o título de Patrimônio Cultural do Mercosul. O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, erguido no sítio histórico da Serra da Barriga, é o primeiro parque temático do Brasil e da América Latina inspirado na história afrodescendente, inaugurado em 19 de novembro de 2007.
Programação
De acordo com a programação, às 15h30 haverá recepção no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, seguida de visitação dos espaços do Parque. Às 17h30, cerimônia de falas institucionais, apresentações culturais, encerrando com a projeção mapeada Saravá!
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha