Interior

Arapiraca larga na frente e lança Sistema Municipal de Regulação de Leitos

Tecnologia vai agilizar o tempo de resposta na escolha de leitos para salvar vidas

Por Davi Salsa com assessoria 26/03/2024 12h06 - Atualizado em 26/03/2024 18h00
Arapiraca larga na frente e lança Sistema Municipal de Regulação de Leitos
Secretária municipal de Saúde, Jackeline Barbosa - Foto: Assessoria

O município de Arapiraca é o primeiro de Alagoas a ter o seu próprio sistema de regulação de leitos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta terça-feira (26) aconteceu o lançamento do Regular, uma ferramenta tecnológica que vai auxiliar os gestores de saúde para agilizar o tempo de resposta onde há leitos disponíveis nos hospitais para salvar vidas.

O prefeito Luciano Barbosa e a secretária municipal de Saúde, enfermeira Jackeline Barbosa, participaram do lançamento do Regular, juntamente com a superintendente de Regulação, Joana D’arc; o coordenador do Sistema de Regulação, João Paulo Porto; os representantes do Hospital Regional de Arapiraca, médico Cristiano Vital; da UPA Noel Macedo, Adriana Adrião; do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), Bárbara Albuquerque; do Instituto Teodora Albuquerque (ITA), Nireide Albuquerque; do Samu/Arapiraca, Leilane Sandrine; do Hospital Nossa Senhora de Fátima, Maria Ribeiro e do Centro Hospitalar Manoel André, Hospital Chama, empresário Ricardo Barreto, além do vereador Vicente do Remédio, que representou a Câmara Municipal no evento.

A secretária municipal de Saúde, Jackeline Barbosa, adiantou que a Central Municipal de Regulação de Leitos vai atender Arapiraca e também os municípios que compõem a 2ª Macrorregião de Saúde em Alagoas.

A gestora adiantou que, na área da saúde, em Arapiraca, desde o início do governo, já foram investidos mais de R$ 2 milhões em novas ferramentas tecnológicas.

O Sistema Regular foi idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca com o apoio do Grupo Municipal de Tecnologia da informação (GTInfo).

“As nossas unidades básicas de saúde estão passando por completa reestruturação, estamos construindo novas UBS e agora lançamos a regulação municipal para tornar mais ágil o encaminhamento de pacientes aos leitos hospitalares e ajudar a salvar vidas”, afirmou a secretária de Saúde, Jackeline Barbosa.