Interior

Peça de um dos reservatórios de água de Piaçabuçu rompe e deixa rastro de destruição

Técnicos estão analisando a causa do incidente e os impactos causados resultantes do rompimento

Por Tribuna Hoje com Assessoria 24/03/2024 19h07 - Atualizado em 24/03/2024 21h34
Peça de um dos reservatórios de água de Piaçabuçu rompe e deixa rastro de destruição
Incidente aconteceu na tarde deste domingo (24) - Foto: Reprodução

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) informa que foi registrado, na tarde deste domingo (24), o rompimento de uma flange (peça de ligação entre tubos) de um dos reservatórios de água do Sistema de Abastecimento de Água de Piaçabuçu.

No momento, técnicos estão no local analisando a causa do incidente e avaliando os danos causados e os impactos resultantes do rompimento. Medidas preventivas foram tomadas para preservação do sistema. O Corpo de Bombeiros também foi acionado para o local.

Depois rompimento, a água invadiu uma residência e chegou a arrastar um veículo. No imóvel, que ficou destruído, reside um casal de idosos, mas eles não ficaram feridos.

As autoridades locais estão em estado de alerta máximo. A obra foi inaugurada em março de 2023 e teve um investimento de R$ 10 milhões. A promessa era de abastecer a população da zona urbana da cidade em uma margem de 20 anos.

''Ressaltamos que, apesar dos danos observados, não houve registro de vítimas. No entanto, representantes do CBHSF e da Companhia de Saneamento do Estado de Alagoas (Casal) acompanham de perto a situação e trabalham em conjunto com os órgãos competentes para garantir a segurança no local e iniciar os trabalhos de reparação dos danos ocorridos. Os tanques pulmão [O tanque pulmão ou tanque reservatório/armazenamento é um recipiente projetado para armazenar e estocar diversos produtos em qualquer etapa de produção, como líquidos; leite, polpas e outras substâncias, de forma temporária ou permanente] foram entregues em março de 2023 para a Casal que, desde então, é responsável pela operacionalização do sistema'', diz CBHSF.

O CBHSF informa que o abastecimento de água da cidade não corre risco. A Casal está operando com os reservatórios restantes.

Novas informações serão divulgadas oportunamente.