Interior

Governo Federal reconhece situação de emergência em Poço das Trincheiras e Traipu devido à estiagem

Municípios estão aptos a solicitar recursos do MIDR para ações de Defesa Civil; outras 10 cidades brasileiras também estão na lista

Por MIDR 18/03/2024 16h29 - Atualizado em 18/03/2024 22h48
Governo Federal reconhece situação de emergência em Poço das Trincheiras e Traipu devido à estiagem
Traipu - Foto: Ascom Traipu

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (18), a situação de emergência em mais 10 cidades de sete estados brasileiros afetadas por desastres. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Saiba mais aqui. Em Alagoas, os municípios de Poço da Trincheiras e Traipu, estão na lista devido a estiagem.

Com o reconhecimento, os municípios estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

Além de Poço Trincheiras e Traipu, em Alagoas; Nazarezinho e Nova Olinda, na Paraíba; Arcoverde, em Pernambuco; Olho-D’Água do Borges, no Rio Grande do Norte, e Tobias Barreto, em Sergipe, enfrentam um período de estiagem.

Já as cidades de Santaluz, na Bahia, e Arinos e São José do Divino, em Minas Gerais, foram castigadas por fortes chuvas.

Como solicitar recursos


Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional


A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.