Interior

Cinco abalos sísmicos são registrados em Alagoas, em fevereiro

Tremores de terra foram nas cidades de Anadia, Quebrangulo, Craíbas, Arapiraca e também em Ibateguara

Por Tribuna Hoje 07/03/2024 13h45 - Atualizado em 07/03/2024 23h00
Cinco abalos sísmicos são registrados em Alagoas, em fevereiro
Arapiraca - Foto: Ascom Arapiraca

Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), o estado de Alagoas registrou somente no mês de fevereiro cinco casos de tremor de terras.

Os abalos sísmicos foram nas cidades de Anadia, Quebrangulo, Craíbas e Arapiraca e também em Ibateguara, nas regiões do Agreste de Alagoas e na Zona da Mata alagoana, respectivamente.

Conforme dados do LabSis/UFRN, em toda a região Nordeste foram 28 registros de tremor de terras no mês passado.

Ainda de acordo com LabSis/ UFRN, Arapiraca foi o município com a maior magnitude, com 2.1 na Escala Richter, seguido por Ibateguara, com 2.0 e Craíbas e Quebrangulo, com 1.8. Já em Anadia, a magnitude foi de 1.5.

O LabSis esclarece que a magnitude mede a potência de um terremoto pela energia que ele libera em seu epicentro e é determinada pelas leituras dos sismógrafos.

Conforme dados do LabSis/UFRN, em toda a região Nordeste foram 28 registros de tremor de terras no mês passado (Foto: Reprodução)



ABALO SÍSMICO


Abalos sísmicos correspondem a terremotos ou tremores de terra, é um fenômeno natural que faz com que a superfície terrestre trema. Para sua ocorrência são necessários vários fatores determinantes.

Os agentes que provocam terremotos se desenvolvem no interior da Terra, podem ser a partir de movimentos de placas tectônicas ou tectonismo e por atividade vulcânica ou vulcanismo, ambos acumulam uma grande quantidade de energia que para ser liberada é expelida pelas fendas das rochas e aberturas de vulcões, essa liberação é o terremoto propriamente dito.

Anualmente ocorre uma grande incidência de abalos sísmicos ao longo da crosta terrestre e seu interior que oscilam em relação à intensidade. Apesar da ocorrência de milhares de tremores no mundo, somente uma restrita parcela é percebida pelas pessoas. Diante da diversidade de intensidade as consequências também variam, pois pode ocasionar desde um desconforto até a destruição total ou parcial de uma cidade, deixando milhares de pessoas desabrigadas, pois muitas vezes as casas ficam condenadas pela defesa civil.