Interior

Arapiraca: geólogos já mapeiam áreas de risco

Trabalho pretende identificar locais sujeitos a desastres ambientais na cidade

Por Davi Salsa - Tribuna Independente 29/02/2024 08h43
Arapiraca: geólogos já mapeiam áreas de risco
Técnicos do Serviço Geológico do Brasil e da Prefeitura começam a analisar áreas com risco de ocorrências de desastres ambientais - Foto: Cortesia

Técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e da Prefeitura de Arapiraca iniciaram, nesta terça-feira (27), as atividades relacionadas ao mapeamento das áreas de risco de desastres ambientais na cidade.

O trabalho conjunto faz parte da elaboração da Carta Geotécnica Municipal.

Vinculado ao Ministério de Minas e Energia, o SGB atua em parceria com os municípios na produção das Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização, ou seja, na elaboração de documentos cartográficos que traduzem a capacidade dos terrenos para suportar os diferentes usos e práticas da engenharia e do urbanismo, com o mínimo de impacto possível e com o maior nível de segurança para a população.

São documentos estratégicos para o crescimento planejado da ocupação adequada do meio físico.

As Cartas Geotécnicas são documentos que devem ser elaborados nos municípios brasileiros em atendimento às diretrizes estabelecidas pela Lei Federal no 12.608/2012, que estabelece a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC).

Durante a reunião, ocorrida no Centro Administrativo Antônio Rocha, os especialistas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente auxiliaram os técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e trocaram informações para o trabalho conjunto.

Após a reunião, os especialistas iniciaram as primeiras visitas em áreas da cidade. A proposta é avaliar as condições do relevo, tipos de solo, rochas, com a caracterização geotécnica.

A equipe do Serviço Geológico do Brasil, comandada pelo pesquisador Douglas Cabral, coordenador técnico das Cartas de Suscetibilidade, vai realizar estudos, a fim de determinar uma escala técnica com maiores detalhes e um produto para o planejamento futuro de Arapiraca, incluindo também a análise dos recursos minerais que o município possui para atrair investimentos sustentáveis.

A chegada dos técnicos e especialistas do Serviço Geológico do Brasil coincide com o registro de cinco abalos sísmicos ocorridos desde o ano passado na cidade. Foram três abalos em 2023 e dois tremores de terra já neste ano de 2024.

O coordenador dos trabalhos, Douglas Cabral, revelou que o levantamento será feito até a próxima semana. E uma segunda etapa dos estudos do solo e do relevo de Arapiraca será feita no mês de abril deste ano.

A Defesa Civil Municipal também vai acompanhar de perto o trabalho do mapeamento das áreas na cidade.