Interior

Hemoal realiza nesta terça (6) coleta itinerante de sangue em Arapiraca

Ação ocorre das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Praça Marque da Silva, Centro

Por Josenildo Törres / Ascom Sesau/AL 06/06/2023 01h00 - Atualizado em 06/06/2023 01h04
Hemoal realiza nesta terça (6) coleta itinerante de sangue em Arapiraca
Coleta externa representa uma estratégia para manter estabilizado o estoque de sangue - Foto: Olival Santos / Ascom Sesau

Dentro da programação alusiva à campanha Junho Vermelho, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove coleta itinerante de sangue nesta terça-feira (6), em Arapiraca. A ação vai ocorrer na Praça Marques da Silva, Centro, no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Além de facilitar o acesso dos voluntários à prática da doação de sangue, a coleta externa representa uma estratégia para manter estabilizado o estoque de sangue. Isso porque, conforme o Ministério da Saúde (MS), apenas 1,6% dos brasileiros com idade entre 16 a 69 anos doam sangue, quando o ideal deve ser de 2% a 3%.

"Nem sempre as doações registradas em nossa sede são suficientes para atender à demanda transfusional e, por isso, realizamos as coletas externas. Nesta terça-feira, a ação ocorre um ponto com grande fluxo de pessoas em Arapiraca, facilitando o acesso para quem pretender doar sangue", pontua a supervisora do Hemoal Arapiraca, a assistente social Aurélia Fernandes.

Critérios para Doação

Conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, podem doar sangue os voluntários que tenham entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. É necessário também apresentar um documento de identificação com foto e estar usando máscara.

Segundo Aurélia Fernandes, o voluntário que fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação ou ter colocado piercing fica proibido de doar sangue por 12 meses. Já o doador que estiver gripado, acometido por Influenza ou por Covid-19 deve aguardar passar os sintomas e, dez dias depois, pode se candidatar à doação voluntária.

Com relação às pessoas que contraíram Aids, sífilis, hepatite após os 11 anos de idade e doença de Chagas, a contraindicação para doar sangue é permanente. Mulheres podem doar sangue se não estiverem grávidas ou amamentando e, para repetir o procedimento, é estipulado um prazo de três meses e dois meses para os homens.

Quanto aos voluntários que tenham se vacinado contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo de dois dias no caso do imunizante CoronaVac, mas se tomaram a AstraZeneca, Pfizer, Pfizer Bivalente ou Janssen, o intervalo deve ser de 7 dias. “Quanto à vacina contra a Influenza, devem ser aguardados dois dias para comparecer ao Hemoal”, informa a supervisora do hemocentro.