Interior

Empresa é multada por coleta e destinação irregular de resíduos

Os problemas foram identificados através de uma operação no local e inconsistência de informações em sistema estadual implementado pelo IMA/AL

Por Ascom IMA/AL 01/06/2023 17h45 - Atualizado em 01/06/2023 17h50
Empresa é multada por coleta e destinação irregular de resíduos
Os problemas geraram duas intimações, dois embargos e quatro autos de infração que juntos somam R$173 mil - Foto: Ascom IMA/AL

Uma ação de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) encontrou, na tarde desta quinta-feira (01), uma série de irregularidades em uma empresa que trabalha com coleta, transporte e tratamento de efluentes, localizada no Distrito Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro. Os problemas geraram duas intimações, dois embargos e quatro autos de infração que juntos somam R$173 mil.

A ação foi motivada pela identificação de inconsistências nas informações acerca do recebimento de resíduos pela empresa, através do Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (SGORS).

A equipe contou com técnicos das Gerências de Monitoramento e Fiscalização; Licenciamento; e de Laboratório do Instituto. Foram encontrados irregularidades como acondicionamento e manejo inadequado de resíduos sólidos e perigosos; funcionamento de atividade de oficina e lava jato, sem a licença ambiental; além do descumprimento de condicionante da licença ambiental vigente para a unidade de tratamento.

Os representantes da empresa acompanharam toda a ação. O prazo é de 20 dias para apresentação da defesa dos autos de infração; três dias para destinação ambiental adequada dos resíduos sólidos misturados e relatório comprobatório do mesmo, sob pena de multa; cinco dias para dar destinação ambientalmente adequada aos efluentes brutos contidos nos tanques receptores e apresentar comprovação, também sob pena de multa.

A ação foi motivada pela identificação de inconsistências nas informações acerca do recebimento de resíduos pela empresa, através do Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Foto: IMA/AL)