Interior

ARA-JUA 2023: ciclistas alagoanos vão percorrer 540 km entre Arapiraca e Juazeiro da Bahia

Largada acontecerá no dia 06 de junho

Por Assessoria 25/05/2023 14h17
ARA-JUA 2023: ciclistas alagoanos vão percorrer 540 km entre Arapiraca e Juazeiro da Bahia
Ara-Jua 2023 - Foto: Divulgação

Ciclistas de 36 a 82 anos viajarão 540 km de bicicleta pela sétima vez entre Arapiraca e Juazeiro, sendo que desta vez o destino será Juazeiro da Bahia. Nas seis viagens anteriores o destino foi Juazeiro do Norte, no Ceará. Este ano a largada acontecerá às 5:00 horas da manhã do dia 6 de junho, no hotel Sol Nascente, em Arapiraca, e o percurso de 540 km será feito em cinco dias, com pernoites nas cidades de Olho D’Água do Casado (AL), Jatobá (PE), Rodelas (BA), Curaçá (BA) e Juazeiro (BA). 

O objetivo da cicloviagem, criada pelo arapiraquense Egberto Pedro em 2008, é reunir os amigos que gostam de curtir a vida e a amizade com qualidade de vida e professar a fé. Neste ano, entre ciclistas e equipe de apoio, 25 pessoas estarão nas estradas de Alagoas, Pernambuco e Bahia.

Alguns atletas se destacam pelas suas histórias de superação e longevidade ativa:

Arestides Porongaba: Iniciou a prática do ciclismo aos 10 anos de idade. Hoje, aos 81, ainda prática regularmente o ciclismo e já percorreu de bicicleta os estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe, parte da região de Alagoas, Minas Gerais e Santa Catarina. Também já pedalou pela Espanha, França, Portugal e a Patagônia, entre o Chile e a Argentina. Seu Arestides, que é natural de Paulo Jacinto e mora atualmente em Maceió, fará sua primeira participação no ARA-JUA.

Álvaro Cézar: Iniciou a prática do ciclismo em 1980 tardiamente aos 37 anos. Hoje, os 79 anos, pedala regularmente e já competiu nas modalidade de ciclismo de estrada, mtb e triátlon. Seus mais importantes títulos são: tricampeão brasileiro de triátlon olímpico, campeão sul-americano de triátlon olímpico e vice-campeão panamericano de triátlon olímpico, além de campeão do triátlon internacional de santos, todos os títulos em sua categoria.

Também conhecido como O Ironman Baiano, por ser o primeiro atleta baiano a concluir o Ironman do Hawaii, em 1994. No ciclismo de estrada foi pentacampeão baiano e campeão norte-nordeste. Este ano, além de estar se preparando para a seletiva do Ironman do Hawaii na categoria 80 – 84 anos, fará a sua quarta participação no ARA-JUA.

Ludson Monteiro Leão: Iniciou as práticas de ciclismo e corrida de rua depois de uma cirurgia bariátrica, quando pesava em torno de 168 kg. Hoje, o jovem fisioterapeuta arapiraquense, de 36 anos, pesa aproximadamente 83 kg e leva a vida entre os cuidados aos seus pacientes e as pedaladas para o ARA-JUA 2023, além dos treinamentos e participações em corridas de rua pelo estado de Alagoas. Um jovem que, com muita coragem, tomou a decisão certa para uma melhor qualidade de vida.

Para 2024, além do incentivo ao companheirismo e à qualidade de vida, iremos também proclamar as práticas sustentáveis para o ciclismo e para a preservação e regeneração ambiental.

Ciclistas de todo o Brasil, que já possuem o hábito de pedalar grandes distâncias, e de todas as idades, são convidados para se juntarem ao grupo, bastando fazer contato com o organizador, através do WhatsApp (82) 99930 7666.

Neste ano nossos apoiadores são os seguintes: Associação Alagoana de Ciclismo, Nunes Ciclopeças. Casa das Persianas, CDL – Arapiraca, Farmácia Mutti, Clínica Ramalho, TZeus 30 e Empalux.

Esse release está postaddo no nosso site sobre a cicloviagem que vamos fazer pelo sétimo ano consecutivo saindo de Arapiraca até Juazeiro do Norte com participantes com idades de 30 a mais de 80 anos percorrendo um percurso este ano de 540 km pra chegarmos, este ano, em Juazeiro da Bahia.

Leia mais no link a seguir, onde se fala das demais viagens realizadas até Juazeiro do Norte (exceto a primeira em 2008), com fotos e vídeos que podem ser vistos e baixados.

https://www.ciclismo.org.br/no...