Interior

27 municípios alagoanos estão no Mapa do Turismo

Dentre esses destinos, Maragogi se destaca, mais uma vez, ao lado dos três municípios da Rota Ecológica dos Milagres

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Litoral Norte com Tribuna Independente 04/11/2017 10h24
27 municípios alagoanos estão no Mapa do Turismo
Reprodução - Foto: Assessoria

Com a chegada da tão esperada alta temporada, onde milhares de brasileiros aproveitam para conhecer o Nordeste, 27 municípios alagoanos estão no mapa das cidades brasileiras inseridas no Mapa do Turismo Nacional. São destinos já consolidados e outros prontos para serem descobertos de acordo com o interesse do turista, divididos por roteiros turísticos de toda natureza, preço e interesses. A pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municípios, com apoio das Associações dos Municípios locais, é um bom termômetro do que esperar com a chegada do verão.

Dentre esses destinos, Maragogi se destaca, mais uma vez, ao lado dos três municípios da Rota Ecológica dos Milagres: Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, que concentram, segundo revistas especializadas, as praias mais belas de Alagoas, como Barra Grande, Patacho, Toque e Marceneiro. Esses municípios também merecem destaque no panorama nacional pela maior concentração de pousadas de charme, pousadas de luxo e pertencentes ao Cond Nast Johansens, um dos guias de turismo mais exigentes do mundo no que se refere a indicações de meios de hospedagens.

O mapa do turismo revela muito mais: que 80% dos futuros viajantes desejam desbravar os destinos nacionais e desfrutar de belos cenários naturais, rica gastronomia e manifestações culturais, além de apontar o Nordeste como a região mais desejada, com quase 50% das preferências. Além disso, a intenção de viagem do brasileiro para os próximos meses atingiu 25%, mesmo diante da crise financeira.

Para as pousadas do Litoral Norte, que sofreram com a prolongada estação das chuvas, com perda de mais de 70% de suas reservas, uma boa notícia: é que 46% desses turistas pretendem se hospedar em hotéis e pousadas ao longo dos próximos meses de alta temporada.

Entidades ligadas ao turismo do litoral Norte, como o Costa Dos Corais Convention & Visitors Bureau e Associação Milagrense de Turismo Sustentável, comemoram esses números. Hoteleiros também esperam uma temporada com quase 100% de ocupação durante pelo menos três meses: dezembro, janeiro e fevereiro de 2018. A Rota Ecológica dos Milagres, espera receber, somente na semana do réveillon, mais de 3 mil turistas para as festas de fim de ano.

É pouco, diante dos aproximadamente 60 milhões de brasileiros que viajam pelo Brasil. No entanto, há ainda 70 milhões prontos para entrar nesse mercado. A Confederação Nacional dos Municípios – CNM ressalta que o fortalecimento do turismo doméstico, em suas múltiplas formas – negócios, ecológico, esportivo, cultural, religioso – é um caminho que precisa ser explorado.