Interior

Projeto com bicicleta envolvendo crianças ganha força em Igaci

“Só imagino vê ainda este ano, uma dessas crianças disputando o circuito nacional de ciclismo”, sonha coordenador

Por Assessoria 26/04/2017 20h49
Projeto com bicicleta envolvendo crianças ganha força em Igaci
Reprodução - Foto: Assessoria

Num gesto de buscar meios sadios, a fim de oferecer nos finais de semanas, práticas esportivas para a criançada do município, foi que a Prefeitura de Igaci implantou recentemente o projeto “Pedalando com Cidadania e Saúde”. O projeto vem funcionando aos sábados e domingos, sempre das 18h às 22h, coordenado pelo experiente professor Charles Anderson. “Nós começamos  com 10 crianças, mas, hoje, por conta do sucesso desse trabalho, o projeto já contabiliza 50 participantes”, relata Charles Anderson, salientando que desse grupo, duas dessas crianças já estão classificadas para os Jogos Escolares Alagoanos –JEAL-  e com amplas chances de se classificarem para a etapa nacional.

“O fundamental de tudo isso, é o apoio e o incentivo que temos recebido do prefeito Oliveiro Piancó, sobretudo por ter abraçado nosso projeto, entendendo que é assim que se faz cidadania aliada à saúde”, disse Charles, ciente de que mais crianças vão se atrelar a essa plataforma esportiva, sobretudo por ter empolgando a todos. “Só imagino vê ainda este ano, uma dessas crianças disputando o circuito nacional de ciclismo”, sonha  o coordenador.

Como médico e prefeito de Igaci, Oliveiro Piancó, entende que os benefícios de pedalar, além de proporcionar um bom condicionamento físico às pessoas, ainda faz com que elas mantenham a boa forma, e evitem doenças, uma vez que o ato de pedalar demanda do indivíduo um maior reflexo, equilíbrio e habilidade; além de proporcionar um menor impacto às articulações do corpo, promovendo um grande consumo de energia, o que resulta em perda de peso. “Pedalar de bicicleta é um dos melhores exercícios cardiovasculares, auxiliando a melhorar o condicionamento físico dos indivíduos praticantes de ciclismo”, diz.

De acordo com o CTS-Brasil (Centro de Transporte Sustentável), que é uma instituição que atua em parceria com órgãos governamentais e empresas privadas, para desenvolvimento de projetos para melhoramento de transportes, a utilização das bicicletas como meio de transporte é cada vez mais indicada, não somente pelas questões que envolvem a poluição e o meio ambiente, como também porque o ato de pedalar, contribui de maneira significativa, para reduzir os riscos de diabetes, obesidade, problemas cardíacos, além de prevenir a osteoporose, e controlar a hipertensão arterial. Também atua como um exercício que promove relaxamento, combatendo a depressão, ansiedade e estresse, além de definir músculos abdominais e fortalecer as pernas.