Interior
Hospital de Emergência dará suporte ao Hemocentro de Arapiraca para coleta de sangue
Ideia é ampliar as ações para salvar mais vidas
Diretores do Hospital de Emergência Daniel Houly (HEDH) estiveram reunidos, na tarde desta segunda-feira (6), com representantes do Hemocentro de Arapiraca (Hemoar), para fortalecer a parceria e ampliar a coleta de sangue em todo o município.
A ideia é de que o hospital também seja um ponto de coleta e, com isso, reforçar as ações para salvar mais vidas.
A convite da diretora-geral do Hospital de Emergência Daniel Houly, médica Regiluce Santos, aconteceu a reunião interinstitucional para que sejam alinhadas as ações, com o propósito de buscar novas formas de aumentar a captação de sangue.
O Hemocentro de Arapiraca é um órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e atende todos os municípios do Agreste e Sertão de Alagoas. Ao todo são 11 hospitais, cinco deles somente na cidade de Arapiraca.
Contudo, o estoque do banco de sangue não consegue suprir a demanda em toda a região, e o hemocentro faz campanhas periódicas para aumentar a quantidade de bolsas.
Para ser doador, o voluntário deve seguir alguns critérios como ter idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos, além estar em boas condições físicas. Cada bolsa de doação capta em média 450 ml de sangue, num processo que dura aproximadamente 5 minutos. A quantidade de sangue que é retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação é imediata. É pouco para quem doa e muito para quem precisa.Algumas recomendações básicas devem ser seguidas pelos doadores, entre elas: não estar gripado ou com febre; não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade; não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação; nunca vá doar sangue em jejum; evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação; evitar a ingestão de alimentos gordurosos e repouso mínimo de seis horas na noite anterior.
Mais lidas
-
1Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
2Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens
-
3'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
4True Crime
Final explicado de Monstro: Ed Gein na Netflix: 'Os monstros nascem ou são feitos?'
-
5Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos




