Interior
Semarh entrega nascente revitalizada com vazão de 25 mil litros por hora
Moradores da região lagunar de Jequiá da Praia podem usar a água para irrigação, agricultura e abastecimento humano
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) entregou duas nascentes plenamente revitalizadas à população do município de Jequiá da Praia, no Litoral Sul alagoano.
A solenidade de entrega ocorreu ao final da manhã desta quarta-feira (21) com a presença do secretário Alexandre Ayres, do executor do programa, Adolfo Barbosa, e do prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão.
Batizada de nascente Valença, sua vazão tem mais de 25 mil litros por hora e será preponderante aos moradores da região lagunar do município para irrigação, agricultura e abastecimento humano, por se tratar de água limpa, doce e própria para o consumo familiar.
“Mais de 300 moradores serão contemplados com água de qualidade, por meio do Programa de Recuperação de Nascentes executado no município. A nascente tem uma vazão de mais de 25 mil litros, garantindo aos moradores de Jequiá o cesso á água potável”, informou o secretário Alexandre Ayres, durante o ato de entrega.
O executor do programa, o técnico Adolfo Barbosa, explica que a nascente foi encontrada em um local propício ao abastecimento por ser localizada em um lençol freático artesiano. Isso quer dizer que o volume de água é intenso.
Para garantir o acesso ao líquido, um chafariz artesanal foi construído e as famílias recebem, de forma direta, a água que vem das caixas de armazenamento. A nascente foi protegida por uma placa vidro para evitar que a água seja desperdiçada.
Após a entrega, a Semarh e Prefeitura de Jequiá da Praia vão orientar os alunos da rede municipal de ensino sobre a importância da preservação da nascente e sua relevância ao meio ambiente. Os trabalhos de educação ambiental já são realizados comumente pela equipe da Secretaria, quando as ações de revitalização da nascente são encerradas.
Mais lidas
-
1Litoral Sul
Areia extraída de Piaçabuçu abastece a Braskem e ameaça o Pontal do Peba
-
2Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h
-
3História real!
'A Vizinha Perfeita': Como está hoje a assassina Susan Lorincz
-
4'Tremembé'
Quando série sobre o 'presídio dos famosos' estreia no Prime Video?
-
5Fenômeno global
Boots dobra audiência na Netflix após ser chamada de 'lixo' pelo governo dos Estados Unidos




