Interior

446 títulos agrários serão entregues pelo Governo do Estado

Documentação que será entregue pelo governador Renan Filho ainda este ano

Por Agência Alagoas 08/11/2016 09h25
446 títulos agrários serão entregues pelo Governo do Estado
Reprodução - Foto: Assessoria

Até dezembro, famílias agricultoras dos municípios de Pindoba, Paulo Jacinto, Murici, Messias, Joaquim Gomes e Flexeiras vão receber, gratuitamente, 466 títulos de terra do Governo do Estado. Os documentos estão sendo preparados pelo presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jailme Silva, e pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, para serem assinados e entregues pelo governador Renan Filho.

“Uma das prioridades do governador Renan Filho é dar condições de vida para as famílias agricultoras permanecerem no campo, com oportunidade para ampliarem seus negócios, sem terem que sair de sua terra natal”, afirmou o secretário Álvaro Vasconcelos, durante visita ao gabinete do presidente do Iteral, Jaime Silva, na segunda-feira (7). “Com os títulos, os agricultores podem acessar crédito bancário e trabalhar com mais tranquilidade e maior chance de lucro”, disse o secretário.

Antes da emissão dos títulos, o Iteral, por meio de empresa licitada, desenvolve no campo um trabalho minucioso de medição dos lotes e de coleta de informações, com verificação nos cartórios de imóveis.

“A regularização fundiária beneficia centenas de famílias em todo o Estado”, afirmou Jaime Silva, dizendo que agricultores de outros municípios, a exemplo de Novo Lino e São Luís do Quitunde, também serão contemplados. “Os estudos nestes municípios já foram iniciados. Em breve, mais famílias terão a documentação de suas terras de forma gratuita, fornecida pelo Governo”, anunciou

“Em posse dos títulos, os agricultores podem, inclusive, pleitear aposentadoria, já que o documento serve como comprovante do trabalho no campo”, acrescentou o presidente do Iteral, ressaltando que, além de crédito bancário, as famílias que vão receber os documentos também terão a possibilidade de serem incluídas nos demais programas sociais dos governos estadual e federal.

“Os convênios para a regularização fundiária nestes municípios são antigos, mas só agora, no governo de Renan Filho, os estudos foram priorizados e levados adiante. Até o final deste ano, estas 466 famílias terão os seus títulos gratuitamente, entregues pelo próprio governador do Estado”, ressaltou Jaime Silva.

Confira abaixo a quantidade de títulos de terra por município:

Paulo Jacinto – 193 títulos

Pindoba – 97 títulos

Joaquim Gomes – 23 títulos

Messias – 14 títulos

Murici – 82 títulos

Flexeiras – 57 títulos